Skip to main content

Esse circuito pode ser percorrido em três dias de pedaladas pela Serra da Mantiqueira em Minas Gerais. O trajeto de 104 km, com início em Baependi e término na cidade de Alagoa, é feito por estradas de terra e trilhas estreitas.

O cicloturista serpenteia por vales, rios e vegetação nativa em um percurso com diferentes elevações. Após uma subida íngreme, a recompensa de uma bela vista. Para aliviar o cansaço, banhos de cachoeira que revigoram a alma. O pico do Papagaio, avistado em quase todo o Caminho dos Anjos, proporciona uma das mais belas paisagens de Minas Gerais.

O ar puro e a tranquilidade estimulam a pedalada. O Caminho dos Anjos está repleto de cores e sons. Ao longo do percurso, percebe-se o dia a dia do campo e vale à pena parar nas pequenas localidades cheias de histórias, nada melhor que ouvi-las dos próprios moradores e é claro tentar explicar o porque de viajar de bicicleta.

Após o longo dia de pedal, o descanso é em um dos quatro diferentes abrigos, localizados ao longo do percurso, onde a recepção é calorosa e o cicloturista se delicia com as maravilhas da culinária mineira. São diferentes vivências que permitem a reflexão, a integração, a cooperação e a solidariedade.

Ao fim, uma experiência única e a descoberta do porque do nome Caminho dos Anjos.

PRIMEIRA ETAPA – 39.8 km

O trecho de boas-vindas liga a cidade de Baependi ao Sitio Três Pinheiros, acompanhando o Rio Baependi é hora de entregar-se a um ritmo mais lento, mais natural.

Aos poucos, em meio às serras surgem as primeiras casas típicas da roça e o modo de vida rural, trechos de subidas íngremes levam ao ponto mais alto do caminho, o Mirante Rego D´água. No caminho, um Bom Dia caloroso ao cicloturista, afinal, estamos em Minas Gerais.

Baixe as cartas de navegação e o arquivo de GPS: http://www.bemvindocicloturista.com.br/roteiro/7/Etapa_1

SEGUNDA ETAPA – 39,2 km

Vales repletos de araucárias, cercam o trecho que liga o Sítio Três Pinheiros ao Vale do Matutu. No meio do percurso está a cidade de Aiuruoca, que significa “Casa de Papagaio”, nome dado pelos antigos indígenas, devido à quantidade dessas aves na região.

No trajeto sobressaí a paisagem o Pico do Papagaio, proporcionando uma das mais belas paisagens do Caminho. Seguindo pela arborizada estrada, o caminhante avista o paredão rochoso que integra o Vale do Matutu e nesse, a cachoeira das Três Marias.

Baixe as cartas de navegação e o arquivo de GPS: http://www.bemvindocicloturista.com.br/roteiro/8/Etapa_2

TERCEIRA ETAPA – 26,6 km

O último trecho do Caminho é feito em parte por trilha rústica e estreita, o percurso entre o Vale do Matutu a cidade de Alagoa proporciona ao cicloturista boa sombra e um clima agradável.

A trilha se abre a um conjunto de serras, incrustada em uma delas está a localidade de Nogueira. Durante a pedalada, um banho revigorante na cachoeira do Eusébio e outro na cachoeira de Ouro Fala. É comum encontrar durante o trajeto bois e vacas, estamos em meio a sítios e fazendas.

Baixe as cartas de navegação e o arquivo de GPS: http://www.bemvindocicloturista.com.br/roteiro/9/Etapa_3