Fotos de Moisés Saba
Terminou no dia 28 de janeiro mais uma edição do Rali Piocerá. A prova começou no dia 25 na zona rural de Teresina (PI) e terminou em Jijoca de Jericoacora, no litoral cearense. A prova contou com 67 ciclistas que competiram durante quatro dias.
PRIMEIRO DIA
O primeiro dia de competição foi de médias altas, em trilhas de terreno predominantemente plano e com muitas trilhas que cruzaram povoados e pequenas localidades rurais, que exigiu deles atenção redobrada com a presença de crianças, veículos e animais.
Um dos destaques foi a travessia de um grande canavial em um trecho de aproximadamente 6 km, formando um grande labirinto, onde os atletas percorreram por trilhas de chão batido.
Uma parte da trilha margeou o rio Parnaíba, conhecido pelos piauienses como Velho Monge, o segundo maior rio do Nordeste. O ponto de chegada foi no Posto Frota, no município de União, no Estado do Piauí, de onde os atletas seguiram com suas equipes de apoio por mais 487 km, tendo que atravessar de balsa o Rio Parnaíba para passar do estado do Piauí para o Maranhão no município de Miguel Alves, até chegar em Barreirinhas (MA), cidade de primeiro pernoite da caravana.
O cearense Wellington Lima, estreante no Piocerá, já começou bem, largou na frente na competição, ele, que corre na categoria Sub-40, foi o primeiro lugar geral desta terça-feira.
O biker faz parte da equipe Moda Cup, de Santa Cruz do Capibaribe, e corre desde os 16 anos de idade, porém passou um tempo afastado das competições, e desde 2009 retornou com força total, e de lá pra cá já perdeu 27 kg só pedalando.
“Eu sempre gostei muito de andar de bicicleta e nesse tempo que fiquei afastado o calorzinho e aquela vontade de voltar ao esporte nunca morreu dentro de mim”, falou. Lima disse ainda, que esta primeira especial para ele foi muito tranquila e que vai tentar chegar mais uma vez na frente nesta quarta-feira (26).
“Essa etapa foi muito boa, tinha de tudo um pouco. Na segunda etapa acho me sairei bem, pois é um dia de grandes variações de altitude, e meu ponto forte é subida”, completou.
OS 5 PRIMEIROS DA PRIMEIRA ETAPA
1º – Wellington Farias – categoria Sub 40 (Equipe Moda Cup)
2º – José Roberto – categoria Sub-40 (Equipe Moda Cup)
3º – De Assis – categoria Sub-40 (Equipe Moda Cup)
4º – José Ivanildo (Equipe Moda Cup)
5º – José Ivanildo (Equipe Moda Cup)
TERCEIRO DIA
A terceira etapa foi bem diferente dos dois primeiros dias de competição.
Se na segunda etapa a trilha começou na praia, seguindo por dunas e terrenos arenosos, no terceiro dia os atletas largaram a 200 metros altitude, na Igreja Matriz, em Cocal (PI), rumo à Serra do Santo Hilário. Os competidores enfrentaram muitas trilhas com subidas íngremes e terrenos com muita erosão e pedras devido às chuvas dos últimos dias.
O visual também mereceu destaque. A serra encontrando o céu no horizonte proporcionou uma bela paisagem aos bikers, que aceleraram nas curvas sinuosas que exigiram muita atenção e seguiram subindo cada vez mais. O desnível total acumulado da altimetria foi de 1.600 metros.
Os primeiros 35 km foram os mais duros, depois o relevo ficou mais leve, com estradas de piçarra e chão batido.
A chegada foi na Igreja do Céu, em Viçosa, no Estado do Ceará, onde os competidores alcançaram a maior altitude (800 metros sobre o nível do mar) na competição. No total a etapa teve 99 km, sendo 70 km cronometrados.
Quem levou a melhor foi José Ivanildo, que compete na categoria Sub-40.
O biker veio melhorando seu tempo na geral ao longo da competição. No primeiro dia chegou em quinto na geral, foi segundo na segunda etapa e na terceira etapa chegou à frente dos demais com grande vantagem.
“A prova de hoje foi muito dura, e eu estava em um dia bom, com o psicológico lá em cima”, falou o biker.
De Viçosa os bikers seguiram com suas equipes de apoio rumo a Sobral (CE), local de pernoite.
QUARTA ETAPA
A quarta e última etapa foi marcada pelos trechos de estradas de chão batido e muito verde. A disputa foi entre as localidades de Senador Sá, ao pé da Serra de Meruoca e teve um total de 70 km.
Os competidores seguiram por uma estrada que cortava a serra, encoberta pelas nuvens, que ofereceu um belo visual.
A etapa teve um total de 64 km cronometrados e 6 km de deslocamento neutro, por trilhas de chão batido e estradinhas, que mais pareciam um corredor verde.
A disputa foi sob muita chuva, que tornou a disputa mais dura. Antes da largada, Wellington Sousa, vencedor das duas primeiras etapas, falou que iria pedalar forte para recuperar o tempo perdido no terceiro dia de prova.
“Hoje quero correr na frente, vou colocar todas minhas energias para recuperar o tempo perdido ontem”, falou o biker pernambucano, que compete na categoria Sub-40. E a promessa foi cumprida. O biker chegou na frente na última etapa, que terminou em Jijoca de Jericoacora.
No entanto, José Ivanildo, também pernambucano, veio com força total para tentar conseguir o primeiro lugar geral, já que pelo resultado extra-oficial, ele abriu mais de 15 minutos do segundo lugar na terceira etapa.
“Ontem abri bem. A prova para mim foi tranqüila e não tive tantas dificuldades e hoje espero que termine bem para todo mundo”, falou Iva, como é conhecido entre os amigos.
Ivanildo terminou o dia na segunda posição.
PREMIAÇÃO
O resultado da prova de bike foi divulgado na tarde do sábado, dia 29 de janeiro, para as categorias Dupla, Feminino, Over 50, Over 40, Sub-40 e Sub-30, que reuniram um total de 68 competidores.
Os campeões foram premiados na noite deste dia 29, na praia de Jericoacora, em uma grande confraternização entre todos os competidores de todas as modalidades, equipes de apoio e familiares. Os primeiros colocados de cada modalidade ganharam uma bicicleta oferecida pela Houston Bilke.
O pernambucano José Ivanildo levou a melhor na categoria Sub-40 e obteve o melhor resultado geral da prova, totalizando 9h26min30s nas quatro etapas.
“O Piocerá 2011 foi lindo. É difícil definir essa emoção com palavras, só sei sentir. É sempre um prazer participar deste evento tão grandioso e saímos daqui todos campeões, não apenas eu, mas todos os atletas”, disse o campeão. O atleta competiu pela equipe Moda Cup, de Santa Cruz do Capibaribe (PE).
Quem também veio com a Moda Cup e se deu bem foi Renata Rodrigues, que levou a melhor entre as mulheres.
“A prova foi muito difícil, não só para mim, mas para todos. Mas foi muito gratificante, pois é sempre bom estar testando a resistência”, falou a biker, que por sinal é esposa de Ivanildo.
“Eu e minha esposa saímos vitoriosos daqui, então é alegria dupla”, disse o campeão.
Mas não foram só os pernambucanos que se destacaram na competição, os cearenses vieram fortes e levaram a melhor em quatro categorias.
Francisco de Oliveira e Bruno Coutinho foram os grandes vencedores da categoria Dupla, na primeira vez que os dois correm juntos, parceria que deu certo.
“A escolha do parceiro é fundamental para se obter êxito. E nós treinamos duro para vir ao Piocerá”, falou Francisco, que contou ainda a estratégia usada para subir no lugar mais alto do pódio.
“Como faz muito tempo que corro no Piocerá/Cerapió – 10 anos – então já tenho noção de como são as trilhas. Montei uma estratégia de não ganhar no segundo dia e correr duro nos dois últimos”, revelou.
PERCURSO BONITO
Sem dúvida o grande diferencial desta edição foi a escolha do percurso, que encheu os olhos e deu trabalho aos atletas. Passando por lugares famosos por suas belezas naturais como os Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, Viçosa e Jericoacoara.
O diretor de prova Zenardo Maia coordenou a equipe que fez o apoio aos atletas, equipe afinada, que trabalhou duro para tudo sair com perfeição.
“Essa equipe já é uma família, e nos esforçamos ao máximo para tudo dar certo. É uma responsabilidade muito grande, mas é sempre muito prazeroso”, disse Zenardo.
O diretor-geral do evento, Ehrlich Cordão, fez homenagens a pessoas importantes para a competição, entre elas o biker cearense Zezinho Ribeiro, que já participou de todas as edições desde que a prova de bike foi inclusa no rali em 2001.
Cordão falou da importância do atleta para o evento.
“O Zezinho é uma figura importante não só para o Piocerá, mas também para o ciclismo cearense”, disse. Zezinho por sua vez disse que o mérito é de todas as pessoas que praticam ciclismo com amor.
“A prova deste ano foi uma das mais gratificantes para mim, e apesar das minhas limitações físicas o mais importante é completar a prova e reencontrar os amigos”, disse o atleta que sofreu um grave acidente que lhe provocou limitações físicas. Além de competir na categoria Over 50, Zezinho ainda coordenou um grupo de atletas de vários estados brasileiros.
Outra figura que foi homenageado foi Alvino, que há seis anos traz sua equipe de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, para a competição. “O Nordeste é um caldeirão efervescente do ciclismo e o Piocerá é uma chama que ajuda o caldeirão a ferver”. Comentou Alvino. Sua equipe, Moda Cup, levou o título na categoria Feminino e Over 40.
RESULTADO FINAL
Categoria Dupla
1º – Francisco de Oliveira Lima e Bruno Coutinho – Ceará – 10:45:58
2º – Ricardo Galindo Albuquerque e Joélcio Teixeira – Alagoas – 12:31:03
3º – Thiago Guimarães Doria e Tiburcio de Oliveira – Alagoas – 12:31:04
4º – Vicente Deoclécio e Willamy de Sousa – Ceará – 12:56:49
5º – Bruno Bazzan Collato e Francisco Nestor – Ceará – 14:51:16
Categoria Feminino
1º – Renata Rodrigues Silva – Ceará – 12:31:30
2º – Janice Farias e Silva – Ceará – 17:50:36
3º – Ana Paula Samuel – Brasília – 18:06:23
4º – Edinara Barreto de Araújo – Rio Grande do Norte – 19:54:31
Categoria Over 50
1º – José Lito Soares – Ceará – 11:28:47
2º – Ailton José dos Santos – Brasília – 11:46:39
3º – Jaime Cesar Teixeira Simões – Goiás – 11:49:28
4º – Marco Melo – Pernambuco – 11:58:23
5º – Cesarino Ferreira – 13:08:33
Categoria Over 40
1º – Ernani de Castro Costa – Piauí – 10:21:23
2º – Ronaldo Gonçalves – Minas Gerais – 10:44:30
3º – Cláudio Dutra da Mata – Minas Gerais – 11:37:56
4º – Luciano Uchoa Fraga Leitão – Piauí – 12:01:48
5º – Maurício Marques de Castro – Minas Gerais – 12:05:34
Categoria Sub-40
1º – José Ivanildo de Souza Silva – Pernambuco – 9:26:30
2º – Rafael Leitão – Ceará – 10:05:02
3º – Felipe Mateus – Ceará – 10:31:06
4º – Lourenço França Bizarria – Ceará – 10:38:01
5º – Francisco Ronaldo – Ceará – 11:15:22
Categoria Sub-30
1º – Gilberto de Souza Silva – Ceará – 10:03:43
2º – Tiago Emílio Martins – Ceará – 10:18:52
3º – Francisco de Assis de Araújo – Ceará – 11:02:54
4º – Agnaldo Ferreira dos Santos – Piauí – 11:02:54
5º – José Gomes da Silva – Bahia – 11:26:31
Mais informações no site http://cerapio.com.br



