Skip to main content

A organização dos Jogos Olímpicos de Londres divulgou os trajetos da provas de estrada e de contrarrelógio.

A prova de estrada, tanto masculina quanto feminina, terá a largada e chegada no The Mall, em frente ao Palácio de Buckingham, no centro da capital britânica.

Serão 265 quilômetros para o homens e 140km para as mulheres e a corrida vai passar por pontos famosos de Londres como Richmond Park, Twickenham, Teddington, Bushy Park, Hampton Court Palace, além dos distritos de Surrey como Elmbridge, Reigate e Banstead, Guildford, Woking e Mole Valley.

O percurso prossegue em direção a Westminster antes de cruzar o Rio Tâmisa na altura de Putney. Dali, os competidores vão enfrentar um relevo um pouco montanhoso em Surrey Hills, na região sudeste da cidade.

O ponto mais alto do circuito será Box Hill, onde o pelotão poderá quebar em tentativas de fuga. Os 15 km finais serão relativamente planos e, segundo especialistas, a corrida tem tudo para ser definida no sprint como foi em Atenas-2004. Em Barcelona-92, Atlanta-96 e Pequim-2008, as provas foram todas definidas por ciclistas que saíram em fugas com grupos pequenos.

CRONO

A crono individual terá 44km para os homens e 29km para as mulheres. As provas serão no dia 1 de agosto, quatro dias após a prova de estrada dos homens, com largada e chegada do Palácio de Hampton Court, na região sudeste da cidade.

O percurso cruza o Tâmisa – sentido Sul – pela Hampton Court Bridge e segue pela Burwood Road. Após passarem por uma parte com subidas em Surrey, os ciclistas retornam por Cobham e Kingston, passam pelo Bushy Park até a linha de chegada no Palácio Hampton Court.

O trajeto das mulheres não passa pelo Knight Reservoir e nem pelo Bushy Park, mas elas enfrentam as mesmas subidas de Surrey.