Skip to main content

Texto e fotos de Marcelo Afornali

Essa bike foi adquirida em julho de 2006 no meu portal (www.bicicletasantigas.com.br) e ficou comigo a pedido do antigo proprietário para que fosse encaminhada para a restauração completa.

Conforme combinamos, as peças que faltavam foram conseguidas para completar o conjunto. Foi assim com o cubo traseiro do tipo contrapedal, o cubo dianteiro Durex FÜS e os pedais originais Wanderer.

Após quase um ano de trabalho, a bicicleta ficou com a pintura e a cromagem prontas e comecei a fase de montagem, que requer um cuidado muito especial com os componentes.

E, por incrível que pareça, na hora da montagem surgiram problemas inexplicáveis como por exemplo o páralama dianteiro, que teve que ser repintado três vezes por problemas que eu considero “espirituais”.

Após as rodas montadas e com a bicicleta já em pé, o proprietário optou por pneus na cor creme, para contrastar com a cor preta do quadro e valorizar o visual da bicicleta. A combinação deixou a Wanderer ainda mais bela do que é com a pintura baseada no modelo original conhecido como Presto, sem setas radiais e discretas, sem exageros.

Por fim, com exatos 19 meses de trabalho, a bicicleta voltou a rodar novamente e em perfeitas condições, como se tivesse saído da fábrica ontem e não em 1935.

As bicicletas Wanderer foram fabricadas desde o início de 1885, ano de fundação da Chemnitzer-Velociped-Depot Winklhofer & Jaenicke, em solo germânico.

Dois anos mais tarde, no dia 4 de janeiro de 1887, A empresa adotou a denominação Wanderer para as bicicletas da companhia e, em 15 de janeiro de 1908, mudou a denominação da empresa Chemnitzer-Velociped-Depot Winklhofer & Jaenicke para Wanderer Werke.

Apesar dos melhoramentos trazidos pela modernidade, a Wanderer da década de 30, como essa da reportagem, mantém-se soberana em sua beleza ímpar e se eterniza nos raros exemplares conservados pelos proprietários ou por meio de restaurações por aficionados profissionais da área.

Um dos aspectos que mais chama atenção nas Wanderer é a sua construção sóbria e robusta, a elegância e a marcha macia deste veículo. São bicicletas que foram, e ainda são, apreciadas no mundo todo pelo seu destacado padrão de qualidade. Não é em vão que as Wanderer sempre tiveram um valor mais elevado na sua comercialização.

A sua fama se deve ainda pelo material resistente empregado na sua construção, que alia o prazer de andar de bicicleta com a segurança e o conforto procurados pelos ciclistas mais exigentes.

FICHA TÉCNICA

Marca: Wanderer
Modelo: Masculina aro 28 – Drahtreifen – Modelo Presto
Ano: 1935
Origem: Alemanha
Proprietário: Ricardo Engel – Brusque, SC – Brasil
Acessórios: Pedais Wanderer originais, coroa GR, pneus Drahtreifen na cor bege, cubo dianteiro FÜS e traseiro Durex (PWB)