Skip to main content

Manaus (AM) será pela primeira vez palco do XTerra Brazil, prova que faz parte de uma das etapas do Global Tour, circuito Mundial da competição. Grandes nomes do triathlon de dez países estarão reunidos no dia 11 de junho, na Base de Instrução 4 (BI-4), no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), para a disputa da maior competição da modalidade do país.

Os atletas irão percorrer 1,5 km de natação, 30 km de Mountain bike e 9 km de corrida. Além dos R$ 25 mil em premiação aos profissionais, esta etapa do evento distribuirá 35 vagas para a final Mundial no Havaí, em outubro.

Os mais aventureiros vão aproveitar a oportunidade e passarão a noite na selva. A categoria Mundurukus foi criada para oferecer esse momento único aos atletas do triathlon. Cerca de 30 guerreiros que enfrentarão a selva amazônica durante a prova de triathlon na manhã de sábado, dia 11, desafiarão a selva também à noite.

Após o simpósio técnico em Manaus, na tarde de sexta, dia 10, as atletas seguirão para BI-4, onde receberão instruções especiais dos militares sobre sobrevivência na selva, vão montar suas próprias redes e descansar para a grande disputa na manhã do dia seguinte.

Além dos Mundurukus, outra nova categoria também foi criada: Os Militares que será composta apenas pelos militares que percorrerão os 1,5km de natação, 30km de mountain bike e 9km junto aos atletas da profissionais, amadores e de revezamento.

Representando o Brasil, Felipe Moletta, Cristian Cruz, Cid Florêncio, Newton Leitão, Lucas Leite e o tetracampeão mundial do Ultraman, Alexandre Ribeiro fazem parte do time masculino. No feminino Luzia Bello, Manuela Vilaseca, Sabrina Gobbo e Carla Prada também vão para disputa.

“Estou em falta com meus treinos, pois aqui no Sul tem feito muito frio, uma média de 7°C, mas estou preparado. Mesmo com poucos treinos estou bem fisicamente e pronto para disputa. Não conheço o percurso e estou com grandes expectativas. Quero fazer a minha prova, quero uma prova legal” diz o paranaense Felipe Moletta, 3° colocado no ranking do XTERRA Brazil Tour 2010.

Além do Brasil atletas da Argentina, Áustria, Africa do Sul, Colômbia, Guiana France Francesa, Grã Bretanha, Itália, Inglaterra e França participarão da prova em busca de uma das vagas na final do XTERRA. Entre eles, Sam Gardner da Grã Bretanha, o sul-africano Lieuwe Boonstra e austríaca Carina Wasle desafiarão a selva amazônica.

“Estou treinando bastante. Espero ficar em primeiro entre as brasileiras, pois sei que o ní­vel das atletas internacionais no pedal é altí­ssimo e faz com que elas abram um bom tempo na nossa frente. Estou com boas expectativas, treinei muito e espero fazer uma ótima prova” declara Luzia Bello, lí­der do ranking do XTerra Brazil Tour 2010.

Além da tradicional prova de triathlon, inda serão realizadas mais duas provas: A Night Run corrida noturna com 5 ou 10 km distância pelas trilhas da Base de Instrução 5 do CIGS e a Kids Running, que é uma corrida com distâncias variadas, aberta a crianças com idades de 01 a 12 anos.

Mais informações no site www.xterrabrasil.com.br