Skip to main content

A pista será ao lado da bela represa em Caconde

Os melhores do mountain bike nacional divididos em 17 categorias estarão presentes em Caconde, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike na modalide cross country.

O evento promete ser um dos melhores já realizados até hoje, com disputas acirradas, especialmente na categoria elite masculina. A pista foi construída especialmente para a disputa no belo Parque da Prainha, em Caconde, a 290 km da capital paulista. O local oferece uma excelente infraestrutura para os atletas e público.

“O evento incentiva a prática da modalidade ao reunir atletas  consagrados de todo o país das mais variadas idades que seguem pedalando em prol do esporte”, comenta Paulo de Tarso, organizador do evento e um dos fundadores da Associação Sampa Bikers, organizadora do evento.

“Esperamos muita emoção na disputa do título Brasileiro e para a grande finalíssima na disputa das vagas para os jogos Pan-Americanos de Guadalajara”, completa Paulo de Tarso.

A competição faz parte da disputa que definirá os representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O Brasil tem direito a duas vagas no masculino e uma vaga para o feminino.

Esse ano, três provas fizeram parte do critério adotado pelo técnico da seleção brasileira, Eduardo Ramires, para a definição dos atletas que irão representar o Brasil no mountain bike. As duas primeiras etapas da Copa Internacional (Araxá e São Lourenço) e também a etapa única do Brasileiro.  Como critério de pontuação foi adotado a tabela da UCI de acordo com a classe da prova.

A pontuação está embolada e a decisão das vagas para a última seletiva será definida em Caconde. As inscrições terminam no dia 13 de julho.

“No masculino, como teremos duas vagas, uma será definida pela pontuação e a outra vaga será pelo título de Campeão Brasileiro, que estará totalmente aberto” comentou Ramires.

As categorias em disputa são as seguintes: Elite Feminina, Elite Masculina, Sub-23, Sub-30, Júnior masculino e feminino, juvenil masculino e feminino, infanto-juvenil masculino e feminino, máster masculino e veterano feminino.

Na categoria Elite masculino e feminino, estarão os melhores atletas do País como Edivando Souza Cruz, vencedor da segunda etapa da seletiva e líder da pontuação com 80 pontos. O mineiro Thiago Aroeira, vencedor da primeira seletiva em Araxá e segundo na pontuação com 72 pontos. Rubens Donizette (medalhista de Prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio) está em terceiro, com 60 pontos, o catarinense Ricardo Pscheidt (atual Campeão Brasileiro) é o quarto colocado na pontuação com com 60 pontos.

No feminino, há um empate na pontuação, com a mienira Erika Grasmicelli, vencedora da primeira seletiva, com 100 pontos e Roberta Stopa, campeã em São Lourenço, também com 100 pontos. Há também a brasiliense Julyana Machado, com 55 pontos e que corre por fora em busca da única vaga.

A quantidade de voltas será definida no congresso técnico, no sábado.

PROGRAMAÇÃO
Sábado dia 16:
Retirada de Kits: das 9h às 17h no Parque da Prainha
Treinos Livres: das 10h às 17h
Kids Race: das 15h as 16h
Congresso Técnico: das 19h as 19h30 – no Auditório Hotel Alvorada

Domingo dia 17:
1ª Largada 08h30
Categorias: Máster 50\54, Máster 55\59, Juvenil Masculino, Infanto-Juvenil Masculino, Junior Feminino, Veterano
2ª Largada 10h
Categorias: Sub-30, Máster 30\34, Máster 35\39, Máster 40\44, Máster 45\49
3ª Largada 12h
Categorias: Elite Masculina, Elite Feminina, Sub-23 Masculino, Junior Masculino
O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XC tem a realização da CBC, organização do Sampa Bikers. Patrocínio da Centauro, Co patrocínio: Café Moka, apoio da Prefeitura Municipal de Caconde, Levorin, Capacetes Limar, Isapa, Curtlo, Circuit, ASW, Barbedo, Neptumia Seguros, Alpinia, Spec, Gráfica Flor de Acácia e Federação Paulista de Ciclismo.

Mais informações no site www.cbc.esp.br