Skip to main content

Foto de divulgação

O Tour do Rio, principal prova de ciclismo de estrada da América do Sul, chega ao estado Fluminense com uma importante missão: garantir a seleção brasileira de Estrada o número máximo de participantes para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Esse é o último evento no Brasil válido pelo ranking UCI America Tour, nesta temporada, por isso as equipes latinas estão correndo para carimbar uma melhor posíção no ranking, que será fechado em agosto.

“O objetivo é pontuar ao máximo no Tour do Rio, classificar o maior número de brasileiros entres os 10 primeiros, assim não perdermos vagas para Londres “, explica José Luis Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Aualmente o Brasil ocupa a terceira posição no ranking Pan-Americano o que garante ao país três brasileiros na equipe em 2012. No Tour do Rio os atletas brasileiros precisam  ter muita atenção com as equipes latinas, já que Chile e Argentina buscam ultrapassar os canarinhos no ranking e engordar suas equipes.

Se o Brasil cair para a quarta colocação terá apenas duas vagas. As seleções da Colômbia e Venezuela estão com a primeira e segunda posição no ranking e também estarão na luta para manter o tamanho do seu time. Estão confirmadas no Tour do Rio equipes de Chile e Colômbia, além de Estados Unidos, Itália, Espanha e Ruanda.

O paranaense Gregory Panizo, da equipe DataRo/Foz do Iguaçu, é o único que está com a vaga garantida nos Jogos Olímpicos, pois conquistou o título Pan-Americano.

A segunda edição do Tour contará com a participação de 10 equipes nacionais e 8 internacionais, percorrerá cerca de 800km, passando em belas cidades como Angra dos Reis, Rio das Ostras e Teresópolis, na Serra do estado, entre os dias 27 e 31 de julho.Essa prova é de grande importância por contar pontos para a formação da equipe que irá para os Jogos de Londres. Além disso, teremos a maior premiação dos eventos de ciclismo no Brasil, com 200 mil reais”, empolga-se Luisa Jucá idealizadora do Tour do Rio.

RANKING PAN-AMERICANO JUNHO 2011
(número de atletas garantidos em Londres até o momento
1º – Colômbia (3 atletas na equipe)
2º – Venezuela (3 atletas na equipe)
3º – Brasil (3 atletas na equipe)
4º – Chile (2 atletas na equipe )
5º – Argentina (2 atletas na equipe)