Fotos de Ivan Storti

Diego Ares cruza a chegada para ser bicampeão
Numa prova onde valeram as estratégias, Diego Ares e Camila Coelho, ambos da equipe Memorial/Giant/Prefeitura de Santos, faturaram os títulos do Metropolitano Tremendão de Ciclismo 2011, no GP de Cubatão, a sétima e última etapa do Circuito – que valeu pelo ranking nacional – no domingo, dia 9 de outubro, na Av. Nove de Abril, em Cubatão.
No masculino, Diego apenas administrou o resultado, sabendo exatamente o que precisava para sagrar-se bicampeão do torneio, enquanto que Camila teve o importante apoio de sua companheira de equipe, Aline Paroliz, para sair numa fuga, deixando para trás a grande rival, Bárbara Bianca, da Sesla Indaituba.
Na etapa, Diego foi o quinto colocado. Chegou a estar na fuga, mas depois três atletas escaparam e ele optou por marcar seus rivais diretos.
O vencedor foi Patrick Oyakawa, atleta revelado na Escola de Ciclismo de Santos, e que hoje compete por Ribeirão Pires. Ele completou as 33 voltas (72,6 km) em 1h44min33s. Logo depois, Diego cruzou a linha de chegada comemorando o novo título – também faturou em 2007.
Aos 25 anos, o bicampeão metropolitano afirmou que a conquista foi um desejo de seus familiares.
“Há muito tempo eles queriam esse título. Dão total apoio, acompanham minhas provas e vim determinado, doido para erguer esse troféu, depois que venci a etapa anterior e entrei na briga. Fico feliz por garantir mais um título à minha equipe e aqui na minha região”, afirmou o ciclista santista, que começou a competir somente aos 19 anos.

A dupla vitoriosa da Memorial na chegada
Entre as mulheres, a briga foi mais acirrada. Defendendo a liderança do ranking, Camila não quis ter problemas e abriu fuga, acompanhada da companheira de equipe Aline Paroliz. Logo atrás, tentando tirar a diferença vinham Bárbara Bianca, que chegou a liderar o Campeonato por várias etapas, e Lais Saes, também de Indaiatuba. O esforço, porém, não surtiu resultado.
Na disputa caseira e já com as contas feitas, Camila chegou em segundo, com Aline em primeiro (1h01min16s, após 16 voltas – 35,2 km) para terminar como a vice-campeã do ranking. Bárbara foi a terceira na etapa e no Circuito.
“Foi um título bem importante, porque foi em casa e a prova válida para o ranking brasileiro. Para a equipe mais destaque ainda. Batalhamos para garantir essas conquistas”, afirmou a atleta, que já foi campeã da 9 de Julho em 2008.
Junto à elite masculina e feminina, o GP de Cubatão teve disputas em mais seis categorias, definindo os campeões da temporada.
Na Open, Christian Macedo, da equipe Tremendão, já tinha garantindo o título por antecipação e o vencedor da etapa foi Icaro Borges (Osasco) = 1h00min05s, após 16 voltas – 35,2 km; na Sênior A, Cláudio Martins Rocha, da AADDR Praia Grande venceu a prova e ficou com o caneco – 1h05min04s, com 20 voltas – 44 km; na Sênior B, a mesma situação, com Cláudio Roberto Mendes, da Biking Kenda, levando a etapa do Circuito – 59min02s – 17 voltas – 37,4 km.
Na master A, o campineiro Erton Bittencourt Melo, da Team Americas Salto, foi o vitorioso em Cubatão – 48min45s, em 13 voltas – 28,6 km, e João Carlos de Freitas Mota, defendendo da Ciclo Assunção/São Bernardo do Campo, ergueu a taça 2011.
Já na Master B, Lourival de Souza fez a festa completa, com o título e a vitória na etapa – 48 min03s, após 13 voltas – 28,6 km. Completando a lista dos campeões do Circuito, Ricardo Aparecido Rodrigues, de Peruíbe, foi o melhor do ranking, enquanto que Sérgio Alexandre, da Biking Kenda, levou a prova, com 38min56s, em 12 voltas – 26,4 km.
TORNEIO DE VERÃO 2012
“Tivemos uma temporada excelente, começando com o Torneio de Verão, que tradicionalmente reúne as melhores equipes do País, pelo ranking brasileiro. E o Campeonato Metropolitano Tremendão foi marcado por grandes disputas.
O importante é manter forte o ciclismo na nossa região. Temos de agradecer a todos os patrocinadores, bem como as prefeituras da região, que sempre nos dão total apoio para a realização das etapas”, afirmou José Reinato Mendes, presidente da Liga Santista de Ciclismo.
Ele destacou que agora o foco é todo para preparação da 26ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo, em fevereiro de 2012.
“Poderemos ter novidades, um evento ainda maior, com uma etapa em Cananéia até Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira. Com certeza, teremos um torneio muito qualificado. Também já estamos preparando o Torneio Metropolitano Tremendão”, anunciou Reinato.
Os resultados completos da etapa e da temporada podem ser acompanhados no site oficial www.lsciclismo.com.br



