Foto de divulgação
Demorou, mas após uma longa novela que começou na Volta da França de 2010, a Corte de Arbitragem de Esporte (CAS) decidiu pela suspensão de dois anos do ciclista espanhol.
A punição expira no dia 5 de agosto desse ano, pois o caso é de 2010. Contador, de 29 anos, vai ficar de fora dos Jogos Olímpicos de Londres e também da Volta da França desse ano.
A substância proibida Clenbuterol foi encontrada numa amostra coletada no segundo descanso da Volta da França de 2010. Como defesa, o campeão da Volta da França em 2007, 2009 e 2010, alega que foi vítima de contaminação alimentar ao ingerir um bife dias antes do exame. Segundo o atleta, a substância é usada como suplemento alimentar pelos fazendeiros do País Basco para o gado ganhar peso mais rapidamente e com menos gordura.
Em seres humanos, o Clenbuterol funciona como um estimulante que aumenta a capacidade respiratória e intensifica o fluxo de oxigênio na corrente sanguínea. O produto é normalmente prescrito a quem tem asma, mas é também usado para reduzir a gordura corporal.
O luxemburguês Andy Schleck, vice-campeão da Volta da França de 2010 vai herdar o título. Pelas regras da UCI, Contador perde todos os pontos adquiridos com as vitórias em 2011, incluindo o título de campeão do Giro d’Italia. Nesse caso, o título deve ir para o italiano Michele Scarponi.
“Hoje é um dia triste para nosso esporte. Muitos podem pensar que é uma vitória, mas é longe disso. Não há vencedores quando o assunto é doping”, declarou Pat McQuaid, presidente da UCI.
Contador – um dos cinco ciclistas que venceu as três grandes Voltas (Itália, França e Espanha) – entra para a história da Volta da França como o segundo ciclista que perdeu o título após ser flagrado no doping. Em 2006, o norte-americano Floyd Landis, foi pego com excesso de testosterona e perdeu o título.
O destino de sua atual equipe, a dinamarquesa Saxo Bank, é incerto, já que Contador é responsável por 68% de todos os pontos conquistados pelo time desde que deixou a Astana e ingressou na equipe em 2010.
LINHA DO TEMPO
Julho 2010: Encontrada a susbstância Clenbuterol numa amostra de sangue coletada no segundo descanso da Volta da França
Julho 2010: Quatro dias depois da coleta, o espanhol supera Andy Schleck e conquista o terceiro título na Volta da França
Setembro 2010: Contador revela que a substância foi encontrada e culpa um bife que havia comido dias antes da do exame
Janeiro 2011: O presidente da Federação Espanhola de Ciclismo sugere um ano de suspensão
Janeiro 2011: Contador afirma para a imprensa que desistirá do esporte se tiver sua apelação negada
Fevereiro 2011: O Primeiro Ministro da Espanha apoia o atleta pelo twitter, enquanto que a Federação Espanhola de Ciclismo o libera das acusações
Março 2011: A UCI e a WADA (World Anti-Doping Agency) apelam contra a decisão da Federação Espanhola e levam o caso para a Corte de Arbitragem do Esporte (CAS)
Maio 2011: Contador vence o Giro d’Italia pela segunda vez
Novembro 2011: Contador entrega as provas de defesa na audiência
Fevereiro 2012: CAS suspende Contador por dois anos



