Fotos: Cortesia de Luiz Salles
O litoral paulista recebeu a 10ª edição da Descidas das Escadas, em Santos. O evento é considerado uma das maiores e melhores provas de downhill urbano do mundo.
A competição é realizada na longa escaladaria, com mais de 400 degraus, no Mont Serrat. A prova teve flashs ao vivo no programa Esporte Espetacular da Rede Globo, e segundo a organização, o evento foi transmitido ao vivo para 53 países.
A competição começou na sexta-feira, com os treinos de reconhecimento e de classificação. Paralelo ao espetáculo do domingo, a prova contou como etapa de abertura da Copa Brasil de Donwhill Urbano, com 13 categorias divididas por idade.
No domingo, somente os 10 melhores homens e as cinco melhores mulheres participaram da “Descida das Escadas de Santos”, prova com regulamentos e formato televisivo. Esse ano foi obrigatório o uso do protetor de pescoço para todos os pilotos.
A decisão foi no domingo com a participação dos os 15 pilotos classificados, que participaram de uma descida livre às 9 horas. A partir das 10 horas, teve início a emocionante semifinal masculina, seguida da final feminina.
O título das mulheres foi pela quarta vez para a paulista Luana Oliveira, que marcou o tempo de 1m08s159, seguida pela catarinense Bruna Ulrich, com 1min10s753.
Na final masculina, a vitória foi do eslovaco Filip Polc, que superou seu próprio recorde do ano passado com 58s207. O paulista Wallace Miranda foi o segundo, com 1min00s554; seguido pelo francês Cedric Gracia com 1min08s859 e do português Emanuel Pombo (1min01s352).
Outro destaque do evento foi o piloto biamputado Adolfo Almarza, que deu uma verdadeira lição de superação. O chileno de 23 anos perdeu ambas as pernas em um acidente de ônibus aos 12 anos.
Mais informações no site www.descidadasescadasdesantos.com.br



