Crédito da foto : Aldia e Fecoci
O mineiro Rubens Donizete conquistou no domingo, dia 26 de fevereiro, a vitória na corrida Fecha Copa Nacional, realizada em Paraíso, na Costa Rica.
O título é o primeiro fruto do projeto olímpico da Confederação Brasileira de Ciclismo para o cross country olímpico, que prioriza a classificação para Londres 2012. O projeto da CBC inclui os atletas que a entidade acredita que têm chance de conseguir a vaga olímpica ao final de oito eventos internacionais que contam pontos no ranking da modalidade do mountain bike.
Rubinho completou o circuito de seis voltas (24km) com o tempo de 1h48min41s. A seleção brasileira contou ainda com o paulista Edivando de Souza Cruz, quarto colocado, e com o fluminense Henrique Avancini, que finalizou em 11º.

Rubinho comemora emocionado a vitória
A prova foi válida pela “Classe 1” da UCI (União Ciclística Internacional) e rendeu 93 pontos para o Brasil na disputa pela vaga olímpica.
O campeão Rubinho elogiou a iniciativa do projeto olímpico da CBC.
“Essa iniciativa é muito importante. Sem o projeto, o Brasil não conseguiria brigar pela vaga. Estamos representando o Brasil com toda a nossa determinação. Agora vamos continuar focados nas próximas competições e tentar continuar conquistando boas colocações.”.
A prova foi marcada pela pista encharcada, com muita lama e clima bastante frio. Apesar das dificuldades, Rubens Donizete liderou a prova praticamente de ponta a ponta. Só perdeu a liderança provisoriamente na quinta volta, para o costa-riquenho Paolo Montoya.
“Estou muito contente com a vitória. Não esperava vencer, devido ao alto nível dos outros atletas, mas as condições da prova me favoreceram”, revela o piloto.
Henrique Avancini sofreu um acidente no decorrer do percurso e acabou empurrando sua bike até a linha de chegada, com fortes dores no peito e cortes no rosto.
“Conseguimos nosso objetivo de conquistar pontos com os três atletas. Marcamos 93 dos 130 pontos disponíveis na competição. A prova foi muito dura, choveu a noite toda e a pista ficou muito perigosa. Rubinho venceu de uma maneira muito consciente, surpreendendo os adversários. Edivando e Henrique também realizaram uma ótima prova”, comenta Ruy Avancini, técnico da seleção brasileira de mountain bike.
O projeto olímpico
Para priorizar a classificação brasileira de mountain bike para os Jogos de Londres 2012, a CBC, por meio do seu departamento de alto rendimento e da comissão técnica, escolheu os três atletas brasileiros com a melhor classificação no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) – Rubens Donizete Valeriano, Henrique Avancini e Edivando Souza Cruz, que terão pela frente outras sete provas que pontuam na corrida para Londres2012.
CALENDÁRIO DAS SELETIVAS:
11/03 – Taça Brasil / Curitiba / Classe 2
18/03 – Medalla Light Challenge / Porto Rico / Classe 1
25/03 – Copa Internacional / Araxá / Classe 1
08/04 – Campeonato Pan-americano / México / Classe Continental
22/04 – Portugal Cup / Portugal / Classe 1
06/05 – Copa Internacional / São Lourenço / Classe 1
20/05 – Taça Brasil / Rio de Janeiro / Classe 2
Mais informações: www.cbc.esp.br



