Skip to main content

Texto e fotos de Daniela Prandi

Alex Diniz - lider - etapa 1 - Giro do Interior 2012Quando começou no ciclismo, há pouco mais de uma década, o pernambucano Alex Diniz pesava 51 quilos e acabou ganhando o apelido de “Meio-quilo”. Hoje, aos 26 anos, e com 10 quilos a mais, o atleta continua sendo chamado pelos colegas pelo apelido, mas tem mostrado que vale muito mais do que pesa.

O ciclista pernambucano está marcando o seu nome na história do Giro do Interior de São Paulo. Depois de marcar o melhor tempo, de 1min31s437, no prólogo de sexta-feira (16/3), 330 milésimos à frente do segundo colocado, Alex Diniz começou a primeira etapa da prova, neste sábado (17/3), vestindo a camisa de líder e terminou, 3h47m34min depois, com a certeza de vai continuar com a peça, que leva a cor rosa em homenagem ao Giro D’Itália.

Integrante da equipe Real Cycling/Caloi/Céu Azul, o ciclista classificou a etapa como uma das mais difíceis que já enfrentou. “A sequência de subidas e o vento forte tornaram a corrida ainda mais difícil”, avalia.

Alex Diniz enfrentou a batalha com sabedoria, administrou bem as dificuldades no meio do pelotão e, principalmente, contou com o apoio da equipe.

“Dedico a eles a minha vitória.” O atleta conta que foi somente no finalzinho da prova, de quase 160 quilômetros, no meio da última subida, que ele sentiu que poderia vencer. Cruzou a linha de chegada 33 segundos à frente do segundo colocado, Renato Ruiz.

Pelo segundo dia, conquistou o lugar mais alto do pódio. Amanhã tem mais.