Fotos de Eduardo Schaucoski
Mais de 200 ciclistas de todo o Estado de Santa Catarina devem participar nesse sábado, dia 10 de março, da primeira edição do Desafio Serra do Rio do Rastro. A prova começa na cidade de Lauro Müller e é destinada a ciclistas de estrada e de mountain bike, amadores e também profissionais.
A largada está marcada para as 18 horas no Posto da Polícia Rodoviária – PRE de Guatá. A chegada será, no alto da serra, próximo ao posto da PRE do mirante da serra. Serão 18km de subida até o mirante no alto da serra, a 1.400 metros sobre o nível do mar.
Promovida pela Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com apoio das prefeituras de Lauro Müller e de Bom Jardim da Serra, esta será a corrida noturna realizada em toda história da Serra do Rio do Rastro – a primeira aconteceu quando da inauguração da iluminação do trecho de serra, em 2002.
De acordo com o presidente da FCC, João Andrade, a Serra do Rio do Rastro além de ser um ótimo atrativo turístico, é uma grande oportunidade para os ciclistas desafiarem seus limites.
“É mais um desafio que ficará na história do ciclismo catarinense. Os atletas estarão disputando em local espetacular, que é Serra do Rio do Rastro, e que já foi incluída na relação das estradas mais bonitas do mundo”, define Andrade.
A prova terá mais de 20 categorias de acordo com a idade e o tipo de biciclet e serão premiados os cinco primeiros de cada categoria. Todos os competidores que concluírem o percurso irão receber medalha de participação.
LIVRO DOS RECORDES
Conforme o presidente da Federação Catarinense, a comissão organizadora do evento tentará oficializar a competição no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como evento ciclístico noturno realizado em desnível de 1,4 mil metros.
“Já fizemos algumas pesquisas e não há nada semelhante registrado. Temos tudo para conseguir este reconhecimento, tão importante para todo o estado”, informou Andrade.
Caso a competição entre realmente para o Livro dos Recordes, Lauro Müller será um dos poucos municípios do Estado a constar no Guinness World Records, onde um fato só pode se tornar um recorde depois de testado, verificado e comprovado, acima de qualquer suspeita.
O próprio livro acabou batendo um recorde. Com mais de 100 milhões de exemplares vendidos em 100 países diferentes e em 37 idiomas, o livro acabou se tornando o mais vendido da história, em todo o mundo.
Mais informações e programação completa está no site da Federação Catarinense de Ciclismo.



