Skip to main content

Texto e fotos: Daniela Prandi

 

O búlgaro Ivailo Gabrovsvi, que corre por equipe turca, levou a plateia ao delírio

O hino turco foi entoado á exaustão após a vitória de equipe nacional

A terceira etapa da Volta da Turquia era a mais esperada. Afinal, pela primeira vez na história, a prova iria subir a montanha até Elmali. O trajeto passa por vilas encravadas entre vales e neves eternas. O Lago Elmali, que varia conforme o degelo, faz do lugar um cenário especial.

Topo das montanhas de Elmali recebeu a Volta da Turquia com sua neve eterna

Os ciclistas sabiam do desafio que ia ser enfrentar aquela subida. Como a Volta é mais disputada pelos sprintistas, não há muitos escaladores na jogada. Antes da prova, a equipe dos colombianos estava entre as mais cotadas, por motivos óbvios. Juan Suarez, já conhecido dos brasileiros, chegou a acompanhar por um bom tempo a fuga, mas quem venceu mesmo, com cara de dor, mas cheio de energia, foi o búlgaro Ivailo Gabrovsvi. O ciclista corre por uma equipe turca, o que levou a plateia ao delírio.

Mulheres preparam pão na área da chegada dos ciclistas

A plateia, aliás, deu um show à parte. Em cima da montanha, a população se arrumou como dava entre as pedras em busca do melhor lugar. A chegada da Volta deve ter sido um dos maiores acontecimentos daquele lugarejo. Mulheres e crianças se enfeitaram, havia comida típica, música e maçãs à vontade. Ali, a maçã é quem garante o sustento das famílias.

Crianças com roupas típicas participam da festa

As maçãsda região são famosas por toda a Turquia

Para quem acha que deixar tudo para a última hora é coisa de brasileiro, Elmali derrubou a tese. Poucas horas antes da chegada da corrida, a organização preparava o cenário e até mesmo um caminhão de piche operava pelo local, para deixar o piso mais liso.

Caminhão de piche trabalha poucas horas antes do final da prova

Eufórica, a população fez seu carnaval para receber a festa. Está certo que o ritmo das músicas não é tão contagiante quanto o dos trópicos, mas o clima era de pura alegria. Os turcos encerraram a comemoração cantando o hino e dando salvas à nação que tanto amam. Uma festa e tanto.