Skip to main content

Texto e fotos: Daniela Prandi

Ciclistas aguardam para a largada na primeira etapa, em Alanya

Nesta edição, a Volta da Turquia começou na beira do Mediterrâneo e vai terminar em Istambul, percurso contrário ao usualmente realizado. A cidade litorânea de Alanya recebeu a caravana para a abertura do evento. Sob sol forte, o azul do mar estava reluzente.

O azul do Mediterrâneo visto da janela do hotel Grand Kaptan, em Alanya

A correria em torno da prova envolve uma multidão. Nas entradas dos hotéis, as equipes ajustam suas bikes e os ciclistas aproveitam o tempo. Seja para namorar via internet, trocar papos com colegas de pista ou passear pela praia, não há tempo a perder.

Carro que anuncia a passagem da caravana leva manequim ciclista

Os simits, pães com gergelim, são os mais pedidos

Chef na barraca de distribuição de kebabs de graça

Nas áreas reservadas para a prova, em cada cidade, é montado um espaço com comidas e bebidas para atletas e convidados. Os simits são os primeiros a acabar. Os pãezinhos com sabor de gergelim e algo mais atraem a todos. Pela mesa espalham-se receitas tradicionais turcas, entre carnes, saladas e sobremesas. A fartura chama a atenção até de nós, brasileiros. Um deles é Rafael Andriato, o único brasileiro na corrida, que para para uma conversa rápida antes da primeira corrida.

Rafael Andriato, o único brasileiro na prova

Em outro canto, uma longa fila comprova o poder de atração dos kebabs. Os sanduíches, distribuídos de graça, são uma razão a mais para esperar a caravana de ciclistas cruzar a linha de chagada.

Lavagem de bicicletas em frente ao hotel

No final do dia, tudo é desmontado rapidamente. No hotel, as bicicletas passam por banho completo. Os atletas lotam o bufê em busca de energia para mais um dia. É hora de começar a planejar a corrida seguinte. Amanhã tem mais.