Foto de divulgação

Pedalada pelo Centro de São Paulo: evento busca soluções de convivência
A SPTrans promove hoje, em parceria o cicloativista André Pasqualini, o Encontro Compartilhando com a Bicicleta, que tem como objetivo desenvolver ações que estimulem o compartilhamento seguro, respeitoso e amigável entre motoristas de ônibus e ciclistas. O evento, que terá participação de mais de 30 motoristas de ônibus dos sistema de transporte municipal de São Paulo, conta com o apoio do Itaú Unibanco.
O encontro dá continuidade aos trabalhos iniciados em 2009, com o treinamento aplicado a todos os 31.229 motoristas do sistema até 2011 e que já apresenta resultados positivos. No ano passado foram quatro acidentes fatais envolvendo ônibus e bicicletas, ante 12 em 2009, o que representa uma queda de 66%. E a meta é reduzir ainda mais essa estatística.
A abertura do evento trata da apresentação desses resultados, seguida por uma apresentação de Pasqualini a respeito da visão dos ciclistas quanto aos motoristas de ônibus. Na sequência, há o mapeamento das opiniões de três grupos, divididos entre motoristas de ônibus, condutores de coletivos que também são ciclistas e multiplicadores das empresas e cooperativas, para identificar as principais dificuldades e facilidades para que essa convivência seja mais segura.
Esse mapeamento ocorre a partir de respostas dos participantes a questões como a visão que eles têm do ciclista no trânsito, os aspectos positivos do uso da bicicleta e o que torna o convívio entre eles mais difícil. Sugestões dos motoristas serão ouvidas e analisadas para o planejamento de novos treinamentos para aperfeiçoar a convivência com ciclistas no espaço viário da cidade.



