Skip to main content

Foto de divulgação

Elite do bicicross comemora bons resultados em Leme

A equipe de bicicross Petrobras/Paulínia conquistou 5 títulos individuais no Campeonato Brasileiro disputado no domingo, 6 de maio, em Leme, com a participação de 416 pilotos de 17 estados em 32 categorias e 66 baterias.

Dos 5 títulos de Paulínia na competição, dois deles foram conquistados nas duas categorias masculinas principais da modalidade. Renato Rezende foi o campeão na categoria Elite Men e seu irmão, Eduardo Rezende,  na Júnior Men.

Embalado com o título pan-americano que faturou na semana passada na Bolívia, Anderson Pontes Pereira, estreante na equipe, foi campeão na categoria 25/29 anos. João Vitor Barraca de Mello repetiu o feito do ano passado, e conquistou para Paulínia o bi-campeonato brasileiro na 13 anos masculino. Maitê Naves Barreto, campeã nesta temporada da  Copa Internacional e do Pan-americano, levou Paulínia ao lugar mais alto do pódio na  9-12 anos feminina.

O Campeonato Brasileiro deste ano não teve, por decisão da Confederação Brasileira de Ciclismo(CBC), organizadora da competição, disputas por clubes e equipes como nos anos anteriores. A disputa entre estados, porém,  foi mantida,  e São Paulo foi campeão com 339 pontos, seguido por Rio Grande do Sul com 293 e Santa Catarina com 284 pontos.

Reta final rumo a Londres
“Esta conquista me enche ainda mais de moral para eu brigar por vaga nas Olimpíadas de Londres. Esta motivação é fundamental,  sobretudo no momento atual, pois o ranking será definido já  no final deste mês”, afirmou Renato Rezende, que,  neste ano já venceu na categoria Elite Men a Copa Latina,  em Santiago, no Chile, e a Copa Internacional, em Paulínia.

A luta dos atletas brasileiros por vaga no bicicross para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 entra na sua reta final. Os pilotos de Paulínia Renato Rezende e  Hugo Osteti, na categoria Elite Men, e Eduardo Rezende, na Júnior Men, disputam nos dias 12 e 13 de maio, em Papendal, na Holanda, a 3ª etapa da Copa do Mundo de Supercross.

A competição soma pontos para ranking da União Ciclística Internacional (UCI) para as Olimpíadas deste ano nas categorias Elite Men e Elite Women. A prova é a penúltima antes do fechamento do ranking que definirá os  países que terão representantes nos Jogos Olímpicos. A competição derradeira e decisiva para esta pontuação será o Campeonato Mundial, de 23 a 27 de maio em Birminghan, na Inglaterra.

Renato Rezende lidera o ranking latino-americano  e é o melhor piloto brasileiro no  ranking mundial da UCI da categoria Elite Men com a 16ª posição.