Skip to main content

Após conquistar a medalha de prata na prova de velocidade, na última quinta-feira (26), Gabriela Yumi voltou a subir ao pódio, mas desta vez no lugar mais alto, para comemorar a medalha de ouro na prova de Keirin. O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo Júnior esta acontecendo na Guatemala e segue até o dia 29 de abril.

Crédito da Foto: Federación Guatemalteca de Ciclismo

– Essa vitória é uma conquista muito especial em minha carreira. Conseguir duas medalhas no meu primeiro Pan-americano, sendo uma de ouro, é muito emocionante. Só tenho a agradecer a todas as pessoas que me apoiaram e principalmente a Confederação Brasileira de Ciclismo por ter me escolhido para fazer parte desse projeto de pista que tem como objetivo as Olimpíadas do Rio em 2016 – disse Gabriela.

Com o final das provas de pista, realizadas no velódromo, o Brasil encerra a sua participação com duas medalhas, uma de prata e uma de ouro, as duas conquistadas pela revelação Gabriela Yumi, que é considerada uma grande promessa para as olimpíadas do Rio em 2016. Nas últimas provas de Pista realizadas nesta sexta feira (27), o Brasil ainda foi 7º colocado na prova do Km contra-relógio com Kacio Freitas (1m06s050) e 8º na Ominium masculino com Martim Albuquerque.

A Keirin é uma das provas do ciclismo olímpico que consiste em oito voltas na pista de 250m. Nas primeiras cinco voltas e meia (1.375m), os atletas pedalam atrás de uma bicicleta motorizada, que dita o ritmo até que os atletas cheguem aos 45km/h. Após esse momento, a “pace bike” sai da pista e os ciclistas disputam a medalha nas últimas duas voltas e meia (625m). Nesta prova, Gabriela foi bastante regular durante todo o percurso, soube se posicionar muito bem e no momento certo demonstrou frieza para superar todas as suas adversárias, conquistando a medalha de ouro, neste Pan-Americano Júnior que esta sendo o maior de toda a história, com recorde de participantes.

– Conseguimos conquistar duas medalhas nas provas de Pista, e esses resultados são bastante positivos, poderíamos ter outras medalhas para comemorar, mas alguns acidentes e problemas mecânicos dificultaram muito o desempenho de alguns atletas. Agora vamos pensar nas provas de estrada e tentar colocar novamente algum atleta brasileiro no lugar mais alto do pódio – comenta Emerson Silva, técnico da seleção brasileira de ciclismo.

O Campeonato Pan-Americano de Estrada e Pista realiza as provas de contra-relógio neste sábado (28), em Puerto Quetzal, e no Domingo (29) será a prova de estrada, entre as cidades de Linda Vista e Bethania.