Fotos de divulgação/CBC
A ciclista goiana Janildes Fernandes venceu no domingo (13 de maio) prova do ranking olímpico realizada na Venezuela. A seleção brasileira feminina de Estrada participou de duas competições para cumprir cronograma pré-olímpico estabelecido pela CBC.
“A prova foi muito disputada, estavam competindo atletas de vários países, como Colômbia, México, Venezuela, e todos buscando uma melhor posição no ranking olímpico, o que aumentou ainda mais o nível”, conta a ciclista.
As atletas disputaram no sábado a prova Aniversário de La Federação Venezuelana, válida pela classe 1.2 da UCI. Nesta prova, a melhor brasileira foi Márcia Fernandes, com a quinta colocação, terminando logo depois de uma pequena fuga de quatro ciclistas. Ainda no sábado, Clemilda foi a 10ª colocada, Janildes a 23ª e Fernanda Souza a 24ª.
No domingo (13), durante a Copa Federação Venezuelana de Ciclismo, as brasileiras tiveram que modificar a sua estratégia e trabalhar para evitar as fugas, que eram constantemente provocadas pelas adversárias. A competição foi realizada em um grande circuito de 6,2km por volta, no total de 12 voltas.
Durante todo o percurso, a seleção pedalou à frente do grupo principal, controlando completamente a competição e proporcionando todas as condições para a ciclista Janildes Fernandes disputar o sprint final, seguida da a venezuelana Lilibeth Chacon. Na terceira colocação terminou a mexicana Mayra Rocha. As demais brasileiras terminaram nas seguintes colocações: Clemilda Fernandes, 8ª colocada; Fernanda Souza, 22ª e Marcia Fernandes, 36ª.



