Skip to main content

Fotos de divulgação

O tetracampeão argentino Eduardo Sturla confirmou presença em Floripa

Os triatletas estão em contagem regressiva para a edição 2012 do Ironman Brasil, que será realizada dia 27 de maio, às 7h, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC).

O tetracampeão argentino Eduardo Sturla confirmou que tentará o quinto título no Brasil e diz que seu objetivo é se tornar o maior campeão da história da prova desde que ela começou a ser organizada na capital catarinense, em 2001. Há 22 anos praticando o esporte, o triatleta se diz em casa na única etapa da América Latina do circuito Mundial Ironman.

Sturla, vencedor em 2001, 2008, 2009 e 2011, diz que cada ano é diferente do outro, mas a motivação segue a mesma. “Cada ano acontece algo diferente e me motiva a poder superar meus próprios limites. Além do mais, adoro o Brasil, Floripa é quase como estar em casa. Também gosto muito dos brasileiros, pois sempre sou muito bem recebido. Tenho muitos amigos que vão estar no Ironman e minha família (que também é brasileira) estará presente esse ano”, explica.

Pouco antes da vitória no ano passado Eduardo Sturla havia conseguido o sexto lugar no Ironman da África do Sul. Depois do Brasil, ele foi quarto no Ironman de Lake Placid e sexto no Ironman da Flórida, confirmando a boa fase.

O paranaense Guilherme Manocchio, que ficou em segundo lugar no ano passado

Brasileiro
O melhor brasileiro na edição 2011 do Ironman Brasil , com o segundo lugar, o triatleta Guilherme Manocchio, também já confirmou presença. O paranaense tem chances de conseguir a primeira vitória para o país na elite masculina. Aos 29 anos, ele se diz preparado e confiante para o desafio.

“Meu objetivo principal é fazer uma boa prova, como no ano passado, tentando um lugar entre os cinco melhores. Mas esta meta de conseguir a primeira vitória para o Brasil, no masculino, desde a mudança para Floripa, em 2001, sem dúvida, motiva bastante. A vontade é grande e vamos para a prova pensando sempre em vencer”, destacou Manocchio, que, no ano passado, completou os 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida com o tempo de 8h17min20seg, menos de dois minutos depois de Eduardo Sturla.

Sobre a prova do dia 27, Manocchio destaca que seu principal obstáculo é o final do ciclismo. “Os primeiros 120 quilômetros são bons, mas nos 60 final fica complicado. Quero melhorar isso, para assim iniciar a corrida, trecho que me sinto bem, em boa situação para brigar pela ponta. Em 2010, terminei em sétimo, porque não fui bem no ciclismo. No ano passado, após muito treino, consegui chegar em segundo. Agora é tentar melhorar ainda mais para buscar a vitória”, ressalta.

Com diversos títulos nacionais de triatlo, Guilherme Manocchio começou a temporada 2012 muito bem. Em janeiro, ele venceu o Meio Ironman de Pucón, no Chile, uma das principais provas do calendário internacional.

Programação
A programação oficial do Ironman Brasil 2012 começa no dia 23 de maio, com a abertura da Expo-Ironman. Estão previstos, na sequência, uma série de ações, com destaque para os congressos técnicos para todas as categorias – amadores e profissionais – no Clube Doze de Agosto. Na sexta-feira, dia 25, será a vez do tradicional Jantar de Massas, a partir das 19 horas, no Clube Doze de Agosto. No dia 27, as atividades começam cedo, às 4h30, com a pintura dos atletas e acesso à área de transição. A largada será às 7h, com término à meia-noite. Na segunda-feira, dia 28, será a vez do almoço de confraternização, também no Clube Doze de Agosto.