Foto de divulgação

Prova por etapas, o Tour do Rio vai reunir as principais equipes nacionais
Nove equipes estrangeiras já confirmaram presença na edição 2012 do Tour do Rio, que será realizado entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. Dez equipes nacionais também estarão na disputa da competição que passa por belas paisagens fluminenses.
A espanhola KTM Murcia; a alemã Bike Aid; as norte-americanas Type One, composta por atletas portadores de diabetes e Jamis Sutter Home Pro Cylcing; a colombiana EPM-Une, campeã do Tour em 2011; o time africano Ruanda Cycling Team; a equatoriana Ecuador Team; a italiana Petroli Firenze e a chilena USM- SKECHERS participam da competição.
No pelotão das equipes continentais estão a Real Cycling Team, de Sorocaba e Funvic/ Pindamonhangaba. Entre os atletas que representarão a equipe de Sorocaba no Tour estarão Gregolry Panizo e Magno Nazaret, representantes do Brasil nos Jogos de Londres. No grupo das equipes nacionais, destaque para FW Engenharia/Três Rios/Amazonas Bike, que também fizeram bonito nas outras edições da prova.
A largada da competição será na capital fluminense. Depois, os atletas passarão por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras antes de retornarem para a Cidade Maravilhosa.
“Como nas outras edições, o Tour do Rio vai movimentar a economia em cada região, por onde passar. No a última edição, a cidade de Angra do Reis, por exemplo, teve um crescimento de 20% na ocupação dos hotéis, no período da prova. Essa é só uma amostra do tamanho do Tour e de como os municípios que nos recebem são envolvidos e beneficiados”, afirma Luisa Jucá, idealizadora do Tour do Rio e Presidente do Instituto Faça.
Além de assistir à disputa, o público ainda poderá participar das atividades oferecidas pela organização em todas as cidades por onde o Tour passar. Além do Adeus Rodinhas, que estimula as crianças, como o apoio de monitores, a se livrarem das rodas traseiras de proteção, haverá ainda sorteio de 10 bicicletas por cidade e shows de bike trial, com muitas manobras radicais.



