Skip to main content

Texto: Marcos Adami
Fotos Ivan Storti/divulgação

Primeira etapa do Tour do Rio teve chegada em sprint em Angra dos Reis

Edgardo Simon, o argentino radicado no Brasil e que defende a equipe paulista Real Cycling Team, de Sorocaba, repetiu a performance do ano passado em Angra dos Reis e conquistou a vitória após um sprint. Simon, de 37 anos, completou os 159,6km que começaram na Praça do Ó na Barra da Tijuca, em 3h58min32s. Na segunda colocação ficou o italiano Davide Gomirato, da equipe Petroli Firenze, e Kléber Ramos, companheiro de equipe de Simon, chegou em terceiro.

“Fizemos um trabalho excelente para repetir o triunfo do ano passado. Conhecer a chegada ajudou um pouco a definir a vitória”, resumiu o vencedor, que no ano passado terminou como vice-campeão entre os sprinters do Tour do Rio. “Em 2011, eu estava liderando, mas perdi a camisa na última etapa para o Magno Nazaret”, completou.

Edgardo Simon, da Real Cycling, de Sorocaba

A vitória garantiu a Simon a camisa amarela de líder da classificação geral individual. A camisa vermelha com bolas brancas, de líder montanha, foi para Alex Diniz, da Real Cycling Team. Diniz foi terceiro na primeira meta de montanha e ganhou a última. Já a camisa verde de líder da classificação por pontos ficou com Fabiano Mota, da equipe fluminense FW Engenharia-Amazonas.

Kléber Ramos, o terceiro colocado, fez uma corrida de superação e teve que perseguir o pelotão após ter um problema na corrente na passagem pela Praia de Grumari. “Usei a bike reserva e persegui o pelotão saltando de carro em carro e me juntando a grupetos. Mais tarde, destroquei a bike e, como estou bem preparado, consegui me juntar ao pelotão.

A PROVA
O dia amanheceu nublado na Barra da Tijuca, mas todo o trajeto foi percorrido sem chuva e a chegada foi sob muito sol em Angra dos Reis. Da Barra, o pelotão se deslocou neutralizado por 5km e passou pela Praia da Reserva, Recreio dos Bandeirantes, Prainha, Grumari e seguiu por uma estrada estreita e sinuosa, com trechos em paralelepípedo, até Guaratiba. Nesse trecho, o pelotão se manteve compacto e sem ataques.

A corrida começou para valer na Avenida Brasil e o atleta da Memorial Luis Alberto Artigas foi o primeiro a se lançar numa fuga que durou – com ajuda de outros dois atletas que se juntaram forças – até a marca dos 35km para a chegada. Ao chegar na última forte subida antes de chegar em Angra dos Reis, o pelotão se dividiu em dois grandes grupos.

A etapa teve duas quedas importantes, ambas com atletas da equipe de Ruanda, um deles precisou ser removido para o hospital e está fora da prova.

OS CINCO PRIMEIROS DA 1ª ETAPA
1 – Edgardo Simon (ARG) – 3h58min32s
2 – David Gomirato (ITA)– Petroli Firenze – MT
3 – Kléber Ramos – Real Cycling Team
4 – Daniele Callegarin (EUA) – Team Tipe 1 – Sanofi
5 – Bayron Guama de La Cruz (EQU) – Equador

A segunda etapa terá um total de 172 quilômetros e vai de Volta Redonda a Três Rios, já próximo à região serrana do Rio. A largada será às 9 horas na prefeitura de Volta Redonda e a chegada está prevista para as 14 horas na rua Prefeito Alberto Lavinas (Beira Rio).

Mais informações no site oficial www.tourdorio.com.br