Foto de divulgação

Integrantes da equipe chilena Black Sheep
Das 23 equipes que participam da nona edição do Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo, 9 são estrangeiras. Da América do Sul, tirando o Brasil, quatro países comparecem: Argentina, Uruguai, Chile e Equador. As duas primeiras equipes sul-americanas confirmadas são a chilena Black Sheep e a equatoriana Galápagos.
A equipe Black Sheep trará cinco atletas, com destaque para Patrício Almonacid, que integrou a seleção chilena nos Jogos Olímpicos de Pequim e é o atual campeão da Volta do Chile. Matias Delgado, também da seleção nacional, é outro integrante do time. O ciclista venceu o campeonato chileno sub 23 no ano passado. Completam a relação de inscritos Gustavo Hernandez, terceiro colocado no Campeonato Argentino em 2007, Álvaro Muñoz, vice-campeão nacional de pista em 2008, e Germán Aravales, vice-campeão pan-americano em Mar Del Plata (2011), na categoria Junior, e vice nacional de Criterium, sub 23, neste ano.
Já a equipe Galápagos vem com quatro atletas, todos com experiência em provas internacionais. Joel Coral foi campeão na Volta de Cotopaxi, no ano passado, quando também ficou com segundo no Campeonato Nacional sub 23. Um ano anos foi vice da Volta do Equador, também sub 23. Cristian Saltos foi segundo na Volta da Costa, neste ano, e Juan Carlos tem no currículo o segundo lugar na Volta do Equador em 2009. Fecha o grupo Jhon Gonzáles, campeão nacional de estrada em 2010 e 2012, no Peru, onde também foi campeão de Criterium no ano passado. Nesta mesma modalidade ele foi vice no Sul-Americano da Bolívia.
Da Europa, estão confirmadas as equipes Specialized Team, da Alemanha, e Maka Loka Specialized, da Suíça.
A competição será entre os dias 14 e 21 de outubro, com oito etapas pelo interior paulista, passando pelas cidades de Marília, São Carlos, Rio Claro, Sorocaba, Atibaia, Pindamonhangaba, Campos do Jordão e Jundiaí, com término em São Paulo.



