Skip to main content

Texto: Marcos Adami
Fotos: Hudson Malta/Divulgação

O esloveno Aldo Ilesic, da equipe norte-americana Team Type 1-Sanofi, venceu 4ª etapa

O esloveno Aldo Ilesic, da equipe norte-americana Team Type 1-Sanofi, foi o mais rápido na quarta e penúltima etapa do Tour do Rio. Ilesic, que completa 28 anos nesse sábado, completou a etapa mais longa dessa edição com 192,4km entre Três Rios e Rio das Ostras em 4h42min44s. Na segunda colocação ficou Kléber Ramos (Real Cycling Team) seguido por Thiago Nardin, da equipe de Ribeirão Preto, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Dureza do relevo e a grande quilometragem foram responsáveis por importantes baixas no pelotão

A liderança geral na classificação individual continua com Kléber Ramos, que ampliou ligeiramente a diferença de tempo para os adversários mais próximos e está muito perto de fazer história e se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Tour do Rio com um desempenho e regularidades impressionantes. Kléber esteve em todos os quatro pódios até o momento.

“Provamos que viemos bem preparados. Amanhã, teoricamente, será um dia mais tranquilo e se Deus quiser serei o primeiro brasileiro a ganhar o Tour do Rio. Dedico a vitória de hoje a todos meus companheiros de equipe”, disse Kléber.

A vice-liderança na classificação geral segue com Alex Diniz, a 15s; em terceiro está o equatoriano Bayron Guama de La Cruz, a 20s, em quarto Edgardo Simon, a 28s, e em quinto continua o colombiano Ramiro Rincón, a 39 segundos.

Kléber Ramos lidera também na classificação por pontos. Ele tem 27 pontos contra 22 de seu companheiro de equipe Edgardo Simon e Fabiano Mota vem em terceiro com 19 pontos. Na disputa de montanhas, Alex Diniz manteve a liderança com 32 pontos e Murilo Affonso, da DataRo, subiu para a segunda colocação e agora tem 18 pontos, empatado com o equatoriano

No percurso da 4ª etapa, escaladores mostraram suas habilidades

A PROVA
O dia começou frio na serra fluminense e os 92 ciclistas alinharam para a largada com uma temperatura na casa dos 10 graus centígrados. Já na chegada no litoral, em Rio das Ostras, a temperatura estava próxima dos 30 graus.

A dureza do relevo e a grande quilometragem foram responsáveis por importantes baixas no pelotão. Só na etapa de hoje, 18 atletas não completaram a jornada e estão fora da corrida. Dos 106 que iniciaram a competição na quarta-feira, só 74 continuam na prova.

Após o primeiro trecho de descidas e curvas em alta velocidade, seria a vez dos escaladores mostrarem sua força na RJ-116, entre Cachoeira de Macacu e Lumiar. O pelotão tinha se fragmentado em dois grandes grupos, com os líderes formando um grande grupo de uns 40 ciclistas.

Prova percorreu 192,4km entre Três Rios e Rio das Ostras

A briga pelo primeiro prêmio de montanha parecia que iria ficar entre o paranaense Murilo Affonso, do Clube DataRo de Ciclismo/Foz do Iguaçu e Magno Nazaret (Funvic/Pindamonhangaba), mas Murilo abandonou a perseguição. Quem se deu bem foi Murilo, que ampliou a distância para o pelotão e faturou os dois prêmios da prova, mas numa das curvas da Serra Verde Imperial, Magno acabou caindo e teve que abandonar a prova.

A Real Cycling Team fez um trabalho perfeito e controlou na ponta do pelotão todas as fugas. Mais adiante, o colombiano da EPM-UNE, Ramiro Ricon ainda tentou uma fuga, próximo ao quilômetro 120 da prova. Porém, Alex Diniz, da Real Cycling Team, Juan Rienda da espanhola KTM-Murcia e Murilo Affonso partiram na perseguição até o fim da serra, quando os atletas entraram na BR-101.

Num trecho próximo a Casimiro de Abreu o pelotão voltou a se compactar e a prova só foi definida na reta final, com a vitória de Aldo Ilesic.

O Tour do Rio termina neste domingo com uma etapa de 184km entre Rio das Ostras e a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. A largada está programada para as 7 horas e a chegada é prevista entre 11h e 11h30.

Os líderes da competição, que termina neste domingo no Rio de Janeiro

OS 5 PRIMEIROS DA 4ª ETAPA
1 – Aldo Ilesic (ESL) – Team Type 1-Sanofi – 4h42min44s
2 – Kléber Ramos – Real Cycling Team – mt
3 – Thiago Nardin – São Francisco Saúde – mt
4 – Davide Gomirato (ITA) – Petroli Firenze – mt
5 – Robigzon Oyola (COL) – EPM-UNE – MT

OS 5 PRIMEIROS DA GERAL APÓS 4 ETAPAS – 637,9km
1 – Kléber Ramos – Real Cycling Team – 15h28min49s
2 – Alex Diniz – Real Cycling Team – a 15s
3 – Bayron Guama de La Cruz – Equipe do Equador – a 20s
4 – Edgardo Simon – Real Cycling Team – a 28s
5 – Ramiro Rincon – EPM-UNE – a 39s

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES
1 – Real Cycling Team – 46h28min04s
2 – EPM-UNE – Colômbia – a 27s
3 – São Francisco Saúde – a 10min24s
4 – Clube DataRo de Ciclismo – a 10min36s
5 – Petroli Firenzi – Itália – a 12min16s

Resultados completos no site www.tourdorio.com.br