Skip to main content

Foto de divulgação

O italiano Alessandro Zanardi comemora vitória em Londres

O italiano Alessandro Zanardi, ex-piloto das Fórmulas 1 e Indy, conquistou a medalha de ouro na prova da bicicleta de mão categoria H4 nas Paraolimpíadas de Londres, nesta quarta-feira (5 de setembro).

Na disputa contra o relógio, Zanardi foi o mais rápido, terminando com o tempo de 24m50s22, 27 segundos mais rápido do que o alemão Norbert Mosandl, que ficou com a medalha de prata da competição. O norte-americano Oscar Sanchez foi o terceiro mais rápido da prova e conquistou o bronze.

Além da categoria H4 Time Trial, Alessandro Zanardi também disputará outras três provas nas Paraolímpíadas: a H4 Road Race e H 1-4 Team Relay, junto com a equipe da Itália.

“É uma das maiores realizações da minha vida. Trabalhei muito duro para chegar até aqui, e é ótimo viver isso aos 45 anos”, declarou.

O italiano perdeu as pernas em um grave acidente em setembro de 2001, após bater em uma prova da Indy (Cart, na época) em Lausitz, na Alemanha. Na volta após uma escapada de pista, Zanardi foi atingido em cheio pelo canadense Alex Tagliani a quase 300 km/h.

Depois do acidente, Zanardi conseguiu uma impressionante adaptação e chegou a voltar às pistas em carros adaptados, em categorias de turismo. Em 2007, conheceu a handbike, espécie de bicicleta de três rodas impulsionada por movimentos de mãos.