Skip to main content

Foto de divulgação

José Joaquín Rojas: após 2012 conturbado, espanhol quer retomar o nível de 2011

O ciclista espanhol José Joaquín Rojas chega em 2013 a sua oitava temporada profissional. Nesse ano, sofreu quedas no Tour de France e na Vuelta a Espanha e não conseguiu brigar por resultados. Mas, para o ano que vem, pretende voltar ao nível em que estava em 2011. Veja trechos de entrevista para a Biciclismo na qual o ciclista da Movistar fala sobre seus planos e expectativas.

Aos 27 anos, em sua oitava temporada, você se considera um veterano?
Sim, apesar de ter apenas 27 anos, eu já me considero um veterano. Muitos são jovens com essa idade, mas não eu, que tenho uma história de muitas curvas e quedas, muitas histórias boas, mas também muitas histórias ruins.

Como vê a nova temporada?
Eu estou mais animado do que nunca, depois de um 2012 conturbado. Mas estou totalmente recuperado 100% das minhas lesões. Vejo 2012 como um ano de transição. Eu esperava ter feito melhor. No entanto, foi um passo atrás para eu ganhar impulso.

Quais são seus objetivos?
Eu não tenho nenhuma meta específica, mas eu vou brigar por vitórias, disso eu não tenho dúvida.

E o trabalho em equipe?
Em 2012, quando eu pude, eu estive lá, ao lado de Alejandro Valverde, deixando de lado os meus interesses pessoais, pois ele é o número um. Valverde certamente estará de novo na Paris-Nice e, com certeza, no Tour. A equipe mantém a mesma estrutura em 2013. Temos um grupo muito forte para lutar.

Você já tem sua agenda de provas?
Não vai mudar muito do que temos feito. Vamos ao Tour Down Under, Mallorca e Andaluzia para começar. O Down Under é uma corrida que eu amo, eu corri sete vezes. Vou me preparar em Múrcia, onde temos a vantagem de ter uma das melhores temperaturas da Espanha.

E a Vuelta 2013?
Será um dos meus objetivos. Mas o Tour de Flandres é o meu sonho. Eu sei que é muito complicado, e eu sei que está disponível para poucos, mas sonhar é livre.