Foto de arquivo
O nome de Lance Armstrong foi tirado da fundação que ele criou para combater o câncer. A Fundação Lance Armstrong passa a se chamar Fundação Livestrong a partir desta quinta-feira (15 de novembro).
A mudança é mais uma medida da instituição para se desvincular o nome de seu fundador, que perdeu seus sete títulos da Volta da França, depois que a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada, na sigla em ingês) comprovou o uso de doping por parte de Lance Armstrong e seus companheiros de equipe.
Armstrong havia renunciado recentemente do cargo de membro do Conselho de Administração da entidade fundada em 1997. O ex-ciclista se demitiu voluntariamente para evitar que o escândalo prejudicasse a imagem da entidade.
Katherine McLane, porta-voz da Livestrong Foundation, afirmou que a mudança foi aprovada pela Secretaria de Estado do Texas. “Na maioria de seu período de existência, a organização foi conhecida como Livestrong Foundation, mas fazer com que essa mudança seja oficial é necessária e apropriada em um momento de mudança para a organização”, disse McLane para a agência de notícias Reuters.
Armstrong fundou a instituição depois de ser diagnosticado com câncer nos testículos, antes mesmo de vencer o seu primeiro título da Volta da França. Apesar da mudança oficial do nome, membros da fundação ressaltam que o norte-americano ainda é bem-vindo na organização.



