Skip to main content

Foto: Angelo Savastano / Divulgação

Denisval Alves venceu nesta terça-feira (22 de janeiro) a primeira etapa do rally de bike do Piocerá 2013. O atleta representa a equipe Bike Adventure, do Espírito Santo, e enfrentou a maratona de trechos com poças d’água, subidas e descidas, lama e lajeiros. No início da trilha, até mesmo galhos de árvores dificultavam a passagem dos bikers.

O campeão do dia disse que a prova foi muito boa e o terreno, semelhante ao que ele treina, o favoreceu para a vitória. “Teve muitas subidas e descidas e isso me ajudou muito pois parece com o local em que treino. Para amanhã, espero manter o resultado e a diferença entre o segundo colocado”, disse.

O clima também favoreceu os atletas, tendo em vista que o período chuvoso começou no Piauí e o tempo permaneceu nublado na maior parte da manhã.

A trilha também apresentava muitas pedras e lajeiros que dificultavam a vida dos cliclistas. Além disso, um trecho de areia exigiu grande esforço físico. “A trilha está boa, a organização está de parabéns”, disse o atleta Lucídio Queiroz, do Ceará.

As mulheres também marcaram presença na prova de hoje. Juliana Martins, da equipe Endurance, disse que a trilha estava difícil, sofrida, mas muito bem sinalizada. Da mesma equipe, Geórgia Soares afirma que as bikes tiveram mais dificuldades porque passaram nas trilhas depois das motos, que costumam deixar o terreno bem mais complicado. Nesta equipe, Ronald Soares tinha a função de gregário que é o responsável por alimentar os competidores.

Os competidores tiveram as maiores dificuldades no local chamado Vale dos Dinossauros trecho de cinco quilômetros de terreno com muitos lajeiros, bem técnico onde é preciso atenção para os tombos. É também travado, o que obriga a reduzir a velocidade e o desempenho dos atletas.

Os atletas se deslocam para Ubajara (CE). onde devem participar de uma prova de muita velocidade e emoção na segunda etapa. O destaque será a travessia por áreas agrícolas de muitas plantações de frutas e hortaliças.

Vaqueira

Com apenas 20 anos de idade, Cariline Silva deixou  o lombo do cavalo para viver novas aventuras sobre  as duas rodas de uma motocicleta. A jovem é natural da cidade de Natal, no estado do Rio do Norte, na região Nordeste.

Integrante da equipe do campeão do Cerapió 2012, Guilherme Cascaes, Cariline começou a fazer trilhas pela influência de outro piloto, Paulo Melo. A equipe apoia pela Tem Motos – que  também conta com a presença do piloto Tercílio.

Cariline conta que fez apenas dez trilhas desde que começou a correr. O Piocerá 2013 é sua primeira competição de enduro e regularidade. Ela competirá na categoria Novato. “ É uma experiência nova, diferente. Nas vaquejadas, eu ia lá e laçava mesmo o boi, mas a adrenalina aqui é diferente.

Cariline Silva e Sabrina Katana são as únicas mulheres entre os competidores do Piocerá 2013 na modalidade Motos. A mineira Sabrina já participou em edições anteriores de Cerapió-Piocerá . Esse ano ela concorre na categoria Junior.