Skip to main content

Henrique Avancini em foto de Ever Obando - Copa AM PM na Costa RicaO mountain bike brasileiro conquistou dois importantes resultados no domingo, dia 27 de janeiro, na Copa Nacional AM PM, realizada na cidade de Cartago, na Costa Rica, a 25 quilômetros da capital San Juan. O evento tem classificação 1 do calendário calendário UCI de cross country. O fluminense Henrique Avancini venceu na categoria Elite e seu companheiro de equipe Nicolas Sessler, de Ribeirão Preto, foi vice-campeão na categoria Sub-23.

“Quando cheguei percebi que a pista era bem exigente quanto a parte física, com subidas muito íngremes e com grande variação altimétrica por volta, em um terreno bem solto”, contou Avancini, que enfrentou 43 adversários em seis voltas numa disputa que incluiu também os atletas da Sub-23.

“Larguei muito bem e liderei o inicio da prova. Segui disputando a liderança da corrida com outros dois atletas. No final da volta, fiz um ataque na tentativa de abrir alguma vantagem e me manter sozinho na ponta, pois pela fase de treinamentos que estou agora, seria melhor fazer uma prova forte com menos alterações de ritmos”, explicou.

Avancini encerrou a primeira volta com cinco segundos na frente do segundo colocado e cerca de 10 segundos na frente de um grupo de três atletas. “Na segunda volta eu já era perseguido mais de perto pelo atual campeão Costa-riquenho e da tradicional “La Ruta de los Conquistadores”, Paolo Montoya. A diferença ficou em torno de 30 segundos durante toda a prova, mas na quarta volta Paolo se aproximou bastante”.

Na quinta volta, Avancini tentou reagir e sacramentar a liderança, pensando em ter alguma margem de reação caso Montoya o alcançasse na última volta, mas ele acabou sentindo o ritmo no final e perdendo terreno. “Cruzei a linha de chegada muito feliz, pois essa prova tem um significado emocional muito forte para mim. Ano passado competi nessa corrida em um momento muito complicado da minha carreira”, comemorou o brasileiro.

ESTRÉIA COM PÓDIO

Nicolas Sessler em foto de Helio Lagreca - Copa AM PM na Costa RicaNa Sub-23, que reúne atletas com idades entre 19 e 22 anos, o paulista Nicolas Sessler, de 18 anos, fez sua estreia na categoria e chegou em segundo numa disputa de 24,6 quilômetros. Sessler cruzou a meta em 1h32min20s. A vitória ficou com o costarriquenho Andrey Fonseca, que cruzou a linha de chegada em 1h28min27s. O pódio foi completado por outro costarriquenho, Thomaz Bonilla, com o tempo de 1h34min49s.

“Fiquei muito contente com o meu resultado. Foi a minha primeira competição na categoria Sub-23 e consegui andar bem e atingir meu objetivo que era ficar entre os 15 primeiros colocados na classificação geral”, disse Nícolas Sessler, que foi o 12º colocado na classificação geral.

O próximo compromisso da dupla é no próximo domingo, dia 3 de fevereiro, em Itu, SP.