Skip to main content

Fotos de divulgação

No grande tubo redondo de alumínio da Picycle vai a bateria e outros componentes elétricos

“Projetada, desenvolvida e fabricada na Califórnia.” É com esse slogan que a bike elétrica PiCycle Limited chega ao mercado nos Estados Unidos. Mais que uma reação à invasão estrangeira no mercado ciclístico dos últimos anos que levou para a Ásia a indústria e, consequentemente os empregos também, a nova empresa quer oferecer aos americanos um produto nacional e ecologicamente correto.

O diferencial da Picycle é o grande tubo redondo de alumínio que se destaca no design e leva em seu interior a bateria e outros componentes elétricos.

A bike é oferecida em dois modelos. O mais básico é o Limited, que tem motor de 1.300 Watts e custa 6 mil dólares. Já o modelo top KR,  que homenageia o tricampeão mundial de motociclismo Kenny Roberts, custa 9 mil dólares e tem um motor de 1.700 watts que impulsiona a bike até a velocidade de 65 km/h e vem com câmbio Shimano Alfine de 11 marchas.

A Picycle tem três modos de utilização: só elétrica, só no pedal ou no modo híbrido, onde o ciclista pedala e ajuda na impulsão.

O modelo Limited alcança 50 quilômetros por hora e tem uma autonomia de até 50 quilômetros de distância só usando o motor, ou chega até os 65 quilômetros no modo híbrido. A bateria é do tipo íons de lítio (com manganês e cobalto) de 48 volts e 720Wh de capacidade. A recarga leva 3 horas e pode ser feita em qualquer tomada. O motor é forte o bastante para permitir que a bike vença morros íngremes com até 25% de inclinação.

A bike pesa 32 quilos e vem equipada com câmbio Shimano Alfine de 8 velocidades, transmissão por correia Gates de carbono, freios a disco, paralamas, bagageiro para pequenos volumes, suspensão traseira exclusivamente desenvolvida pelo fabricante, cavalete central e traz um painel com uma tela de LCD de 4 polegadas que mostra a velocidade, nível de carga, distância e consumo de energia. Quem preferir pode usar o próprio Smartphone por meio de um aplicativo que transmite para a tela do celular uma série de informações extras, inclusive as manutenções a serem feitas na bike.

Outro destaque da PiCycle é uma tomada externa de 12 volts que permite ao ciclista recarregar seu smartphone, câmera, GPS ou qualquer outro aparelho eletrônico.

Opcionalmente, o modelo Limited pode vir equipado de fábrica com um farol de LED de alta potência de 1.000 Lumens, bem como lanterna traseira na cor vermelha.

Veja vídeo de apresentação