Skip to main content

Foto de divulgação

Wellyda Rodrigues se prepara para prova na Cidade do México

O Brasil encerrou sem medalhas sua participação no Pan-Americano de Pista na Cidade do México, realizado entre os dias 6 a 10 de fevereiro. A delegação de Cuba foi a vencedora, com 7 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 de bronze.

“Esse foi um dos Pan-Americanos mais fortes da história. Quase todos os recordes foram quebrados e, não foi apenas o fator altitude que influenciou para esses resultados. Os recordes Pan-Americanos deste ano, comparados com os estabelecidos neste mesmo velódromo no Pan de 2009, foram muito superiores. Todas as nações estão trabalhando muito e apesar de não termos conquistado nenhuma medalha, fizemos ótimos tempos e também tivemos uma grande evolução”, afirmou Emerson Silva, técnico da Seleção Brasileira de Pista.

“Estamos com uma equipe jovem, com alguns atletas que acabaram de subir da categoria Júnior, disputando pela primeira vez um Pan-Americano na Elite. Essa adaptação é necessária e após algumas pequenas correções estaremos prontos para brigar novamente pelo lugar mais alto do pódio”, completou Silva.

No último dia da competição, que reuniu cerca de 140 ciclistas, os brasileiros Gideoni Monteiro e Flávio Cipriano ficaram, ambos, com a 7ª colocação nas provas de omnion e 200m. Ainda pelo penúltimo dia de provas, disputado na sexta-feira (9), Flávio Cipriano se tornou o primeiro brasileiro a conseguir baixar a casa dos 10s, durante a tomada de tempo da prova de 200m, estabelecendo 9s911.

Na mesma prova, Kacio Freitas (10s477) e Caio Moretto (10s639) terminaram na 23ª e 26ª colocação, respectivamente. Durante a prova de Madson, Thiago Nardin e Armando Camargo defendiam a medalha de prata conquistada em 2012, mas infelizmente após a terceira chegada intermediária, Armando Camargo acabou sofrendo uma queda e foi obrigado a abandonar a competição. O atleta sofreu apenas algumas escoriações e já está recuperado.

Finalizando as provas, no domingo (10), Gideoni Monteiro conquistou a sétima posição na Omnium, enquanto na prova de 200m, Flávio Cipriano, com o tempo estabelecido na tomada de tempo, 9s911, ficou com a sétima posição geral. Entre as meninas, Hyriah Karollyne e Wellyda Rodrigues, disputaram a prova de Keirin. Hyriah avançou até a semifinal e concluiu na 12ª posição, enquanto Wellyda foi eliminada na repescagem.

No México a seleção estava representada pelos seguintes atletas: Flavio Cipriano, Kacio Fonseca, Caio Bouni, Armando Camargo, Robson Dias, Thiago Nardin e Gideoni Monteiro. No feminino a equipe estará com Wellyda dos Santos e Hyriah Salvador. A equipe técnica, comandada por Emerson Silva, completa a delegação com Claudio Diegues (técnico convidado) e o mecânico Eduardo Oliveira.