Fotos de Braulio Delai / Divulgação

Henrique Avancini na prova em Campo Largo
Henrique Avancini (Caloi) venceu neste domingo (10 de março) a primeira etapa da Copa Brasil de MTB XCO na Estância Hidromineral de Campo Largo, no Paraná. A prova também foi a primeira competição válida pelo ranking internacional na temporada brasileira de 2013.

Ricardo Pscheidt foi o segundo colocado da Elite
Completaram o pódio da Elite masculina Ricardo Pscheidt (Soul Cycles/ASW), que ficou em segundo, Luiz Henrique Cocuzzi (Lar Nossa Senhora) em terceiro, Rubens Donizete (Merida/Fox Racing Shox/TMP Embalagens) em quarto e Thiago Aroeira (Merida/Fox Racing Shox/TMP Embalagens) em quinto.
Segundo Avancini, a chuva castigou o circuito no sábado deixando a pista ainda mais técnica e pesada. “Depois da escolha dos pneus certos (Continental X-King 2.2) e ajustes na Elite Carbon, estava pronto para fazer uma boa corrida”, conta. “Estou em uma fase de treinos na qual eu sabia que não seria a ideal para me deixar competitivo em provas de cross-country olímpico (XCO), porém sabia que estava em uma boa forma. No começo da corrida sofri bastante para manter o ritmo com os ponteiros e perdi algumas posições”, continua.
O campeão diz que, no meio da primeira volta, conseguiu uma reação para atacar antes da parte mais técnica que começava no topo da pista. “Durante a descida abri uma pequena vantagem e resolvi tentar sustentar a liderança. Fechando a primeira volta eu tinha uma pequena vantagem para um grupo de três atletas. Fui aumentando a diferença gradativamente e tentando abrir vantagem nos trechos mais acidentados e com pedras e raízes”, conta.
No feminino, a vencedora foi Isabella Lacerda (LM/Pedal/Shimano), seguida de Raíza Goulão (Soul Cycles/ASW) e Roberta Stopa (Damatta/MOB /Ashima/X-Fusion).



