Skip to main content

Foto de divulgação

Aidis Kruopis comemora a vitória na 2ª etapa da Volta da Turquia

Um tombo a menos de um quilômetro da chegada em Antalya facilitou a vida do lituano Aidis Kruopis, da equipe australiana Orica GreenEdge. O pelotão vinha compacto e embalado para a meta, quando um ciclista da frente colidiu contra a guia do lado esquerdo da pista e acabou provocando uma queda que envolveu pelo menos 25 ciclistas.

Alguns mais rápidos se levantaram e partiram em busca da vitória. Kruopis, de 27 anos, aproveitou a oportunidade e arrancou os últimos 400 metros para cruzar a meta com o tempo de 3h23min54s.

A etapa saiu de Alanya e teve 150 quilômetros de percurso majoritamiamente planos. Na segunda colocação chegou o italiano Marco Coledan (Bardiani Valvole-CSF Inox) e em terceiro o alemão Andre Greipel (Lotto Belisol), ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Kruopis: “A vitória significa muito para mim e para minha confiança” Foto de Mokhriz Aziz

“Tive sorte de não cair, mas fui também bem forte para ir até o fim. A vitória significa muito para mim e para minha confiança. Agora vou buscar outras vitórias em sprint, talvez no último dia, e vou brigar também pela camisa de pontos. Penso em disputar a Volta a Espanha. Dei um passo grande aqui e pretendo repetir isso num Grand Tour”, contou o vencedor da segunda etapa.

A camisa azul-turquesa de líder geral agora pertence a Greipel, que está empatado com Aidis com 6h32min21s.

Greipel lidera também a classificação por pontos, com 27 pontos. A camisa de montanha é do turco Mustafa Sayar, da equipe nacional Torku Sekerspor. Entre as equipes, a briga promete ser boa e por enquanto a italiana Lampre-Merida leva a melhor sobre a belga Lotto-Belisol.

O brasileiro Rafael Andriato foi prejudicado pelo acidente e tomou 3min30s ao terminar na 179ª colocação.

Amanhã a competição tem chegada em subida e a etapa deverá apontar os favoritos ao pódio geral em Istambul no próximo domingo. A prova começa em Antalya e termina num vilarejo no alto de um pico, em Elmali, na cadeia de montanhas Taurus. Serão 153,5km, com quatro prêmios de montanha de categoria 1 e chegada a 2.500 metros de altitude.

Mais informações no site www.tourofturkey.org