Skip to main content

Froome e Porte na chegada da 18ª etapa do Tour de France

Dani Prandi / Bikemagazine
Foto de divulgação

Na 18ª etapa do Tour de France, nesta quinta-feira (18 de julho), o camisa amarela Chris Froome (Sky) mostrou sinais de fraqueza pela primeira vez na competição. Apoiado por seu gregário, o australiano Richie Porte, Froome chegou a pedir abastecimento fora de hora no trecho final da etapa que subiu duas vezes o Alpe d’Huez. “Eu sofri muito e pedi comida quando o abastecimento já estava encerrado porque eu estava me sentindo esgotado”, contou Froome.

Froome foi penalizado em 20 segundos pela alimentação irregular. Segundo as regras da UCI, no caso da chegada no Alpe d’Huez, o abastecimento só poderia ser feito antes dos 6 kms finais, por questões de segurança rodoviária.

Como Froome parecia desesperado por comida, Porte foi até o carro de equipe atrás de uma barra energética. Por isso, o australiano também foi penalizado em 20s.

Segundo comunicado oficial do Tour, tanto Froome quanto Porte terão de pagar multa de 200 francos suíços e a equipe Sky, pela conduta irregular, terá de pagar uma multa de 1.000 francos suíços.

“Foi um dia difícil, mas acho que, no geral, foi um dia bom para nós da Sky. Esse foi definitivamente um dos dias mais difíceis que já enfrentamos no Tour”, completou Froome.