
O português Rui Alberto Costa, da Movistar, festeja vitória na 16ª etapa do Tour
Dani Prandi / Bikemagazine
Fotos de divulgação
O português Rui Costa venceu nesta terça-feira (16 de julho) a 16ª etapa do Tour de France após ataque solo na última subida ao Col de Manse. O ciclista da Movistar cruzou sozinho a linha de chegada. Os franceses Christophe Riblon (AG2R La Mondiale) e Arnold Jeannesson (FDJ) chegaram 42s depois e ficaram em 2º e 3º, respectivamente.
Ninguém estava esperando uma etapa que provocasse muitas alterações na geral. Mas os ataques da Katusha e o esforço de Alberto Contador (Saxo-Tinkoff) na subida final mexeram com os nervos do pelotão nos últimos metros.

Froome respondeu aos ataques de Contador no trecho final
No finalzinho da prova, Contador caiu e o camisa amarela Chris Froome (Sky) teve de descer da bike para não ir ao chão também. Foi um incidente sem consequências, mas que também contribuiu para dar mais emoção à etapa, já que muitos se lembraram do famoso acidente que envolveu Joseba Beloki e Lance Armstrong em 2003.
“Foi uma descida perigosa em um local bastante famoso por causa do acidente entre Beloki e Armstrong. Acho que Contador foi um pouco descuidado ao atacar, pois foi ao limite e caiu. Fui para fora da estrada, tive de soltar a bicicleta antes de voltar. Tive a sorte de ter Richie Porte comigo, ele me cobriu em cerca de 10 ataques”, declarou o camisa amarela.
Na geral, Bauke Mollema (Belkin) segue em segundo, a 4min14s, com Contador em terceiro. A 4min25s.
Nesta quarta-feira (16 de julho) o pelotão disputa mais um contrarrelógio antes das duras etapas finais. “Vai ser muito difícil, afirmou Froome. “Todo mundo sabe como será duro subir o Alpe d’Huez duas vezes. Esta é a parte mais difícil da corrida”, completou.
OS CINCO PRIMEIROS DA ETAPA
1 – Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar 03:52:45
2 – Christophe Riblon (Fra) AG2R La Mondiale 0:00:42
3 – Arnold Jeannesson (Fra) FDJ.fr m.t.
4 – Jerome Coppel (Fra) Cofidis m.t.
5 – Andreas Klöden (Ale) RadioShack Leopard m.t.
OS DEZ PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 – Christopher Froome (GBR) Sky Procycling 65:15:36
2 – Bauke Mollema (Hol) Belkin Pro Cycling Team 00:04:14
3 – Alberto Contador Velasco (Esp) Saxo-Tinkoff 00:04:25
4 – Roman Kreuziger (Tche) Saxo-Tinkoff 00:04:28
5 – Alexander Nairo Quintana Rojas (Col) Movistar 00:05:47
6 – Laurens Ten Dam (Hol) Belkin Pro Cycling Team 00:05:54
7 – Joaquim Rodriguez Oliver (Esp) Katusha 00:07:11



