Foto de divulgação

Euskatel-Euskadi deixa o pelotão na temporada 2014
A equipe Euskaltel-Euskadi vai sair do pelotão internacional em 2014, após 17 temporadas no World Tour. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (20 de agosto), em comunicado oficial. “Hoje é um dia triste para a Euskaltel, para a equipe, para os patrocinadores atuais e para todos aqueles que apoiaram o projeto. Lamentamos que nenhuma empresa optou por apoiar esta equipa, o decano da elite do ciclismo mundial”, informou a declaração.
Sem patrocinadores para o próximo ano, a equipe optou pelo fechamento, uma vez que não iria conseguir cobrir suas despesas para competir no World Tour. O colapso da equipe está ligado, em parte, aos cortes de verba e ao plano de austeridade do governo do País Basco.
Em janeiro deste ano, a Euskaltel prometeu continuar apoiando a equipe por mais quatro anos, mas, quando os € 3.500.000 prometidos por instituições públicas bascas como parte do orçamento anual de € 9.000.000 não se materializou, a Euskaltel teve que cobrir o déficit de 2013, duplicando o investimento anual de origem.
A Volta a Espanha será a última grande prova da Euskaltel. Samuel Sánchez, Mikel Nieve e Igor Antón são algumas das estrelas da formação basca que, a partir de agora, devem buscar novas equipes.



