Foto de divulgação

Henrique Avancini na prova disputada no Canadá
O brasileiro Henrique Avancini, o mais bem colocado no ranking UCI MTB, foi o melhor colocado da seleção brasileira que disputou neste sábado (10 de agosto) a sexta etapa da Copa do Mundo Mountain Bike XCO, em Mont-Sainte-Anne, em Quebec, no Canadá.
“Viajei para a Copa do Mundo do Canadá motivado. Terminei na 28ª colocação e não consegui render como esperava. Alinhei como 25° do ranking mundial, na terceira fila, e fiz uma grande largada”, conta o biker.
“Na chamada para o alinhamento, você tem pouco tempo para pensar onde vai colocar sua bike. Eu sabia que na segunda fila estavam os 3 melhores largadores, Fumic, Litscher e Vogel. Alinhei atrás do Fumic, bem ao centro, e depois com a formação da primeira fila, o Nino (outro grande largador) colocou a bike bem a minha frente. Eu sabia que a arrancada seria mais fácil”, continua.
“No começo da prova cheguei a andar nos top 10, mas comecei a sentir a recuperação muito lenta. No final da primeira volta eu estava na 17ª colocação. Me senti cansado da viagem (que foi mais longa do que deveria) e pouco agressivo na bike. Sendo assim, procurei não defender posições e tentar encontrar meu ritmo. Perdi muitas posições rapidamente, mas mantive os tempos das voltas regulares e aos poucos fui recuperando as posições”, continua.
“Na sexta volta, de um total de sete, eu estava na 24ª colocação e ataquei o grupo que estava, abrindo vantagem com o tcheco Skarnitzl, que sobe muito bem e que poderia me ajudar a ditar o ritmo na última volta nas subidas mais roladas e abertas, já que o vento estava realmente muito forte. Infelizmente o ‘tiro saiu pela culatra’ e ele teve um problema mecânico. Acabei ficando sozinho com um grupo grande me perseguindo. Na última volta mantive o ritmo, mas perdi posições”, afirma.
Daqui três semanas, Avancini vai disputar o Mundial na África do Sul. “O circuito me agrada muito. Espero que por lá as sensações sejam as melhores”, completa.



