Skip to main content

Fotos de Marcos Adami / Bikemagazine

Ernani de Souza na prova de duathlon do XTerra neste sábado (28 de setembro)

Os mineiros Ernani de Souza e Marta Almeida venceram nesse sábado o duathlon terrestre do XTerra. A competição realizada na cidade histórica de Tiradentes (MG) teve 3 quilômetros de corrida, 32 quilômetros de mountain bike e terminou com outro trecho de corrida a pé de 9 quilômetros.

Ernani, de Conselheiro Lafayete, assumiu a liderança da prova na etapa de mountain bike e concluiu a prova em 2h26min35s e garantiu o tri em Tiradentes. O atleta de 37 anos havia vencido em 2009 e 2010 e esse ano teve que superar uma lesão há poucos dias antes da competição.

“Minhas dificuldades começaram há 10 dias quando sofri uma lesão na panturrilha direita. Fiz muita fisioterapia e corri com a sensação de que poderia doer. A corrida é meu forte, mas sofri um pouco no início da segunda corrida”, contou o atleta que é o atual Campeão Brasileiro de Duathlon e foi o melhor brasileiro no mundial da modalidade.

O segundo competidor a cruzar a meta foi Newton Leitão, atleta da categoria 30-34, que surpreendeu os feras da Elite com uma excelente atuação. Leitão terminou a prova em 2h32min52s e comemorou bastante o resultado. “Sou mineiro e me senti em casa. Fui o quinto na primeira transição, terminei a bike na quarta posição e na corrida consegui garantir a segunda colocação na geral”, comemorou Leitão.

Na segunda colocação da Elite Masculina chegou Rodrigo Altafini com o tempo de 2h33min32s.

“A prova aqui em Tiradentes é muito dura. Senti câimbras logo que entreguei a bike. Aqui você tem que se hidratar bem durante o mountain bike e ingerir gel de carboidrato para não sofrer na última corrida”, contou Altafini, que tem grande chance de conquistar o título na última etapa em Florianópolis, no dia 9 de novembro.

Marta Almeida surpreende as favoritas e cruza em 1º

Na categoria Elite Feminina, a mineira Marta Almeida surpreendeu as favoritas e venceu com o tempo de 3h19min58s. Marta, de 40 anos, é de Barbacena e não está disputando as demais etapas do circuito XTerra.

“Eu perdi um pedal antes de chegar na vila de Bichinho. Aí, segui com só um pedal e a Luzia Bello me passou. Mas eu vim atrás e consegui ser mais forte na corrida”, contou a vencedora. Na segunda colocação ficou Daniela Campos.

Luzia Bello, apontada como favorita à vitória, também teve problemas com sua bike. A líder do circuito e tricampeã do XTerra teve o câmbio dianteiro de sua bike quebrado e teve que continuar a prova só com um volante. Apesar do resultado inesperado, Luzia já garantiu o tetracampeonato.

Veja galeria comentada
[nggallery id=229]

O evento em Tiradentes (MG) prosseguiu com uma corrida rústica de 50km, na tarde de sábado, e o Nigh Run, que fecha a programação.

Neste domingo é a vez da maratona MTB Cup, que vai reunir alguns dos melhores nomes da modalidade. A prova tem largada às 9 horas e terá uma distância de 46 quilômetros.

Mais informações no site www.xterrabrasil.com.br