Skip to main content

Dani Prandi / Bikemagazine
Fotos de divulgação

A semana começou muito bem para o ex-ciclista Igor González de Galdeano, hoje no cargo de manager da equipe Euskaltel Euskadi. O clima de fim de festa mudou radicalmente a partir do compromisso do piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso, que anunciou que vai “salvar” a equipe cujo fim estava próximo por falta de patrocínio.

Após o acerto com Alonso, a Euskatel anunciou que o contrato dos 14 ciclistas que fazem parte de seu time estão assegurados. Nas conversas, um novo nome está sendo frequentemente citado para integrar o time: Alberto Contador. Mas Galdeano, em entrevista à imprensa espanhola, não deixa escapar nada.  “Agora, temos de falar dos ciclistas que temos.”

Mas o que o manager da Euskatel já adiantou é que Alonso pretende transformar a equipe em um projeto maior, espelhado em experiências bem-sucedidas como a Astana e a Sky. “Alonso sabe quem somos e o que queremos e precisamos para continuar a crescer”, disse.

Enquanto os ciclistas disputam a Volta a Espanha, nos bastidores é hora de fazer contas. Afinal, a operação salvalmento requer um bom montante de euros e tanto a Federação Basca de Ciclismo quanto a equipe que cuida dos assuntos financeiros de Alonso precisam chegar a uma conclusão. O piloto espanhol teria assinado um contrato de compra que vai implicar um investimento de 6 milhões de euros.

A Euskaltel, a mais antiga equipe do atual pelotão internacional, havia anunciado antes da Volta a Espanha que esta seria sua última competição e que iria encerrar seus trabalhos dia 1 de dezembro já que não havia conseguido a verba necessária para seguir na estrada. A equipe, propriedade da Federação Basca é uma das 18 que integram a elite do ciclismo mundial com licença World Tour.

Alonso já tornou público o que espera da Euskatel: transparência e tolerância zero. E espera que Samuel Sánchez, amigo do piloto de F-1, continue a ser a figura principal da equipe.