Skip to main content

Fotos Ivan Storti / Divulgação

Pedro Nicácio venceu com folga a Volta do ABCD 2013

São José dos Campos ficou com os títulos da Elite na 16ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABCD 2013 – Viação Cometa, uma das principais disputas do calendário nacional, realizada neste domingo (1 de setembro, em Diadema (SP).

No masculino, o mineiro Pedro Nicácio, da Funvic/Brasilinvest/Marcondes César, completou os 113 km (75,5 saindo de Paranapiacaba e passando nos sete municípios da região até Diadema, com mais 15 voltas no circuito de 2,5 km), com o tempo de 2h33min10seg, com mais de um minuto para o segundo colocado, Verinaldo Vandeira, da DSW Automotive/Suzano, 2h34min16seg. Josimar do Sacramento, da Route Brasil, chegou em terceiro, com 2h34min29seg.

Luciene Ferreira conquista a quarta vitória na prova em Diadema

Já entre as mulheres, Luciene Ferreira da Silva, do Mato Grosso do Sul e do Team Funvic/São José dos Campos, garantiu seu quarto título na competição, com o tempo de 56min18seg331 para as 13 voltas – 32,5 km – no circuito montado na Avenida Dr. Ulisses Guimarães. A segunda colocação ficou com sua companheira da equipe, Valquíria Pardial, enquanto Caroline Borges, da Lidra/Americana/Égide Seguros, ficou com a terceira colocação. Ao todo mais de 1200 ciclistas, de diversas categorias, participaram do evento.

A 16ª edição da Volta Ciclística Internacional do Grande ABCD 2013 – Viação Cometa foi marcada pela grande disputa e também pela surpresa. Na Elite masculino, que largou em Paranapiacaba, a tradicional decisão no sprint final acabou não acontecendo. Pedro Nicácio escapou do pelotão ainda no trecho em linha e chegou ao circuito em Diadema com grande vantagem para os demais. Diante disso, o ciclista, de 30 anos, precisou apenas administrar a boa vantagem para garantir seus primeiro título na competição.

“Durante o percurso consegui abrir na subida e, como me sentia bem, mantive a ponta até o inicio do circuito. Segui no mesmo ritmo, enquanto meus companheiros souberam como segurar o pelotão. Estou feliz e agradecido a todos, que me apoiaram e que confiaram em mim”, destacou o vencedor, natural de Belo Horizonte. O resultado veio num bom momento para o atleta. “Tive um acidente e fraturei a mão, sendo obrigado a parar um mês. Mas voltei aos poucos e treinei bem, com qualidade, e a prova esta aqui”, finalizou.

No feminino, ao contrário, a definição foi no sprint. E pela quarta vez, a sul-mato-grossense Luciene Ferreira da Silva ficou com lugar mais alto do pódio. Vencedora no ano passado, a bicampeã brasileira da estrada confirmou o favoritismo em uma de suas provas preferidas. “Foquei nesta prova e queria vencer aqui, pois gosto muito deste percurso plano. Não foi fácil, mas aconteceu como previa”, explicou a ciclista. Nem mesmo uma virose na semana passada tirou seu entusiasmo. “Melhorei na sexta-feira, mas não deixaria escapar a chance de forma nenhuma”, encerrou.

Elite masculino – 113 km
1) Pedro Nicácio (Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/SJ dos Campos), 2h33min10seg
2) Verinaldo Vandeira (DSW Automotive/Suzano/PM de Suzano), 2h34min16seg
3) Josimar do Sacramento (Route Bike Com. de Bicicletas Ltda. EPP), 2h34min29seg
4) Tonho Nascimento (Funvic/Brasilinvest/Marcondes Cesar/SJ Campos), 2h34min34seg
5) Weslen Oliveira (Velo/Rio Claro/Giant/Seme), 2h34min34seg

Elite feminino – 32,5 km
1) Luciene Ferreira da Silva (Team Funvic/São José dos Campos), 56min18seg331
2) Valquíria Pardial (Team Funvic/São José dos Campos)
3) Carolina Borges (Lidra/Americana/Égide Seguros)
4) Camila Ferreira (Team Funvic/São José dos Campos)
5) Giovana Cruz Corsi (Velo/Rio Claro/Giant/Seme)

Mais informações no site www.fpciclismo.org.br