
Fotos de divulgação
Como seria uma bicicleta de 1865 se pudesse ser recriada com os materiais e as tecnologias da atualidade? A Basf, em parceria com o estúdio de design DING3000; criou um protótipo das clássicas Penny Farthing, as antigas bicicletas com rodas dianteiras grandes que dominavam a cena no final do século 19.
O ano de 1865 marca a fundação da Basf e a empresa alemã gigante da petroquímica usou materiais de última geração para criar a Concept 1865 com o objetivo de provar que os materiais sintéticos e os plásticos atuais podem substituir metais com vantagens. As únicas peças de metal na bike da Basf são os eixos, peças do freio e peças do motor elétrico.
A Concept 1865 manteve as mesmas dimensões das bikes antigas e tem roda traseira de 24 polegadas e de 39 na dianteira. Ao todo, a bike utiliza mais de 20 materiais sintéticos. São espumas, plásticos e termoplásticos, resinas de époxi e poliuretano. O quadro, por exemplo, é de fibra de carbono Baxxodur. Já o selim azul é de espuma Elastoflex W, usada na indústria automobilística.
A roda dianteira é feita com o novo termoplástico Ultracom, criado pela Basf em junho desse ano. O pedivela é fabricado com a fibra de vidro Ultramid D HMG de alta resistência.
O freio traseiro é a disco com rotores de carbono e a bateria que alimenta o sistema elétrico fica sob o selim.
A Concept 1865 é uma bike de demonstração e não deve chegar ao mercado.



