Skip to main content

Fotos de divulgação: Anton Vos

Seleção feminina de ciclismo no México

A brasileira Flávia Oliveira consolida seu nome no ciclismo feminino nacional. A atleta, que foi a única brasileira a terminar a prova do Mundial de Ciclismo na Toscana, foi a segunda colocada da Volta Ciclística do México na classificação geral. A mexicana Erika Varela, que venceu as seis etapas, foi a campeã.

A ciclista Flávia Oliveira

“Foi difícil ver a vitória tão perto e não conseguir alcançá-la. O que posso afirmar é que lutamos até o final para tentar trazer o título para o Brasil. Infelizmente não foi desta vez, mas estou muito contente com o segundo lugar geral e acredito que conseguimos representar muito bem a nossa seleção. Agradeço o desempenho de todas as companheiras de seleção que me ajudaram muito durante as etapas e a confederação pela oportunidade de estar representando o meu país”, declarou Flávia Oliveira.

A competição, que começou na última segunda-feira (14), passou por diversos municípios do Estado do México e, somente neste sábado (19), conheceu a sua grande campeã. Depois de vencer todas as seis etapas disputadas, Erika Varela terminou na primeira colocação, acumulando o tempo de 10h51min02, apenas 51 segundos à frente da brasileira Flávia Oliveira, que terminou em segundo lugar. A mexicana Andrea Brenda completou o pódio final na terceira colocação.

O grupo brasileiro se destacou durante todas as etapas. No total, foram quatro pódios. Durante a sexta e última etapa, decidida nos metros finais, Daniela Lionço foi a melhor brasileira, ficando com a quarta colocação, Flávia Oliveira foi a 6ª colocada, Marcia Fernandes a 11ª colocada e Ana Paula Casetta a 14ª colocada.

Já nas demais classificações, a seleção brasileira ficou em segundo lugar geral por equipes, Daniela Lionço em segundo lugar geral nas Metas Volantes (Chegadas Intermediárias) e Ana Paula Casetta na segunda posição da classificação de melhor ciclista jovem, destinada para atletas com até 18 anos.

“As meninas estão de parabéns. Competimos acima de 2.700 metros de altitude contra atletas de ótimo nível e acostumadas com esse desnível. Conseguimos resultados muito bons. Faltou pouco para ficarmos com a vitória. Acredito muito no potencial das nossas atletas. Temos várias meninas com talento a ser trabalhado e vamos dar continuidade em nossos projetos para seguir preparando as nossas ciclistas para Rio 2016”, declarou o técnico Cássio Paiva Freitas.

Classificação geral
1ª – Erika Varela (Estado de Mexico), 10h51min02s
2ª – Flávia Oliveira (Seleção Brasileira) + 51s
3ª – Andrea Brenda (B Top) + 1min
4ª – Dulce Pliego (Estado de México) + 1min04s
5ª – Mayra Del Rocio (B Top) + 1min05s

Classificação Metas-volantes
1ª – Ana Casas (Sicesa Jai A Live Starsys), 49 pontos
2ª – Daniela Lionço (Seleção Brasileira), 36 pontos
3ª – Ana Maria (Sicesa Jai A Live Starsys), 19 pontos