Skip to main content

Foto de divulgação

Lucas Borba está na disputa

A etapa decisiva do Open Shimano Latino América, competição de downhill organizada pela Shimano Argentina, que fez neste ano sua temporada de estreia como evento internacional, encerra-se neste sábado (14) com chances de vitória para quatro brasileiros, os catarinenses Roger Vieira, Silvio Felix e Lucas Borba, e o gaúcho Leandro Bonfante. A prova será no bike park de Nevados de Chillan, com classificatória na sexta-feira (13) e finais no sábado. As etapas anteriores foram em Balneário Camboriú (SC), em setembro, e La Falda, em Córdoba (ARG), em outubro.

“Esperamos que após este primeiro ano, possamos seguir crescendo com o Open Shimano Latino América, consolidado. Considero que tivemos um bom início. Não é nada fácil trabalhar em outros países, com os organizadores locais, neste caso Brasil e Chile, que recebem nosso campeonato de forma inédita”, avalia Martin “Cepi” Raffo, argentino coordenador da produção do evento. “Em resumo, fomos muito bem nessa primeira edição latino-americana e acredito que no próximo ano outros países poderão se interessar em receber a competição”.

Lucas Borba e Silvio Felix lideram o ranking geral do juvenil. Borba tem 78 pontos, com uma vitória no Brasil e uma quarta colocação na Argentina, enquanto Felix é o segundo com 73 pontos, um vice-campeonato e uma quinta posição.

Na categoria pro, Roger Vieira é o segundo no geral, com 62 pontos (2º lugar em Camboriú e 8º em La Falda), contra 89 do chileno Maurício Acuña, campeão na primeira e vice na segunda etapa. Já Leandro Bonfante foi campeão do máster A1 na estreia do circuito, porém não competiu em Córdoba. “Vou com tudo para a última etapa do ano, treinei muito e as expectativas são as melhores possíveis. Espero representar bem o Brasil em mais uma prova”, afirma Roger Vieira, piloto de Criciúma, que em 2013 faz o seu primeiro ano como profissional.

O circuito de Chillan é composto por uma descida de 3.550 m, com desnível de 486 m. É percorrido entre 3,5 e 4 minutos. O bike park é uma combinação de terrenos arenosos, com muitas pedras, além de bosques no percurso.