Skip to main content
Henrique Avancini e Sherman Trezza na chegada da 4ª etapa da Andalucia Bike Race

Henrique Avancini e Sherman Trezza na chegada da 4ª etapa da Andalucia Bike Race

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A duas etapas do final, a dupla brasileira Henrique Avancini e Sherman Trezza, da Caloi Elite Team, ocupa a 6ª colocação na classificação geral da Andalucia Bike Race, na Espanha. Os alemães Markus Kaufmann e Jochen Kass lideram. Os brasileiros estão a 21 minutos dos líderes.

Na 4ª etapa, disputada nesta quarta-feira (26 de fevereiro), com percurso de 73km, Avancini e Sherman cruzaram em 4º lugar, a melhor colocação até agora. “Hoje foi dia de fazer muita força. Uma etapa com muita estratégia e esforço”, conta Avancini em sua página no Facebook.

“Depois de dois tombos fortes nas duas últimas etapas, as condições do Sherman não eram das melhores e ele sofreu bastante para segurar o ritmo. Em uma prova em dupla, o parceiro que está eventualmente mais forte deve pedalar pensando em ajudar o parceiro, e usar a força a favor dos dois e foi assim que tentei andar hoje”, conta o biker.

Avancini puxa o pelotão na 3ª etapa da competição na Espanha

Avancini puxa o pelotão na 3ª etapa da competição na Espanha

Sobre a etapa, Avancini diz que o pelotão começou a ser selecionado nos primeiros 25km, até que restaram 9 duplas. “No meio da etapa, os nossos rivais diretos na classificação geral (os suíços da Stockli e os poloneses da JBG-2) atacaram juntos. As três primeiras duplas da geral não se mexeram e aí caiu a responsabilidade no meu peito. Esperei chegar em um trecho mais rolado para tentar tirar a diferença dos quatro ponteiros, sem que o Sherman sofresse muito”, continua.

Largada da 4ª etapa da Andalucia Bike Race

Largada da 4ª etapa da Andalucia Bike Race

“Mais à frente os espanhóis da Extremadura, que estavam da 3ª colocação no geral, perderam o contato com o pelotão (devido uma forte queda) e acabamos ficando em 4 duplas, sendo: Centurion-Vaude, Topeak-Ergon, JBG-2 e CALOI. No trecho final o ritmo diminuiu um pouco e os suíços M. Fluckiger e M. Stirnemann, encostaram novamente…Voltamos a ser 5 duplas juntas, com menos de 10km pro final. Quando faltavam pouco mais de 5km pegamos uma subida curta e íngreme, e o pelotão picou”, relata. 

“No final cruzamos a 10 segundos dos campeões do dia. Eu e Sherman seguramos a quarta colocação no sprint com os suíços. Foi por muito pouco que não encostamos para fazer o sprint pela primeira colocação. Tiramos um pouco de tempo em relação aos espanhóis que estavam na terceira colocação, mas nada mudou na geral. Continuamos em 6º e perdemos um pouco de tempo para os poloneses da JBG-2 que agora estão cerca de 45segundos na nossa frente”, completa.

Para saber mais sobre a prova e conferir as classificações, veja o site oficial