Fotos de Luis Pires – Fotojump

Carla Moreno conquistou seu 8º título. Marcus Fernandes disputou sete vezes e garantiu a vitória em casa
O tradicional Triathlon Internacional de Santos foi disputado sob tempo nublado. A 23ª edição da prova que há anos abre o calendário nacional da modalidade teve vitória brasileira mais uma vez. Depois de disputar seis vezes a competição, Marcus Fernandes, correndo em casa, conquistou seu primeiro título na Elite e Carla Moreno garantiu seu oitavo título.
Foram 1,5km de natação, 40km de pedal e 10km de corrida. Fernandes marcou o tempo de 1h38min48s e Carla fechou o cronômetro em 1h52min33s para se tornar a maior vencedora do Triathlon Internacional de Santos. Ao todo, 1.300 competidores de oito países participaram da prova.
A chuva forte e o mar mexido influíram bastante na prova e no desempenho dos participantes e, por motivos de segurança, a largada foi atrasada em uma hora para a categoria profissional. Fernandes liderou de ponta a ponta, num percurso tranquilo, apesar dos contratempos de clima.

Marcus Fernandes no trecho de ciclismo
“Venho treinando forte e focado para esta competição desde o início de novembro, quando voltei das férias. Seis horas de treino por dia que valeram a pena. Por isso a prova pra mim foi tranquila e o clima ajudou, pois prefiro correr na chuva. Só me dei conta que poderia ser o campeão quando estava no km 20, e a partir de então pensei no meu filho que acabou de nascer e dei todo meu máximo”, destacou o campeão, que cruzou a linha de chegada com o filho Pedro, nascido há 15 dias, nos braços, e lamentou a ausência do pentacampeão Reinaldo Colucci.
A briga foi boa pela segunda colocação. O santista Fábio Carvalho foi o segundo a sair do mar, e manteve a posição até o final da etapa de ciclismo, seguido de perto pelos triatletas do time do SESI-SP, Edivanio Monteiro e Flavio Queiroga. A partir de então, o “jogo de equipe” fez a diferença, o que deu a segunda colocação a Edivânio.
“Estou superfeliz com o resultado, e chegar em segundo numa prova importante como o Internacional de Santos é um estímulo e tanto pra minha carreira. Venho treinando bastante ultimamente e o clima ajudou no meu desempenho”, declarou o atleta, de apenas 21 anos e já considerado uma grande revelação em sua categoria.
FEMININO
Entre as mulheres, a disputa da liderança foi acirrada. Carla Moreno, que fez sua estreia com uma bike da Trek, terminou a etapa de ciclismo com cinco segundos de vantagem para Bia Neres e Flavia Fernandes. Na corrida, faltando 2,5km para a chegada, Carla tomou fôlego, atacou e aumentou a distância de suas concorrentes, terminando a prova com 24 segundos à frente de Bia, vice-campeã.
A emoção tomou conta da octocampeã. “Estou completando 18 anos como triatleta. Quando eu entrei no Canal 4, comecei a cair na real que estava indo rumo ao oitavo título. A partir dali, não consegui enxergar mais nada, foi uma emoção indescritível. Foram três meses de muito treino, depois de um 2013 abaixo das minhas expectativas. A chuva lavou a minha alma e eu fiz tudo certo”, disse a campeã, que fez questão de agradecer o apoio de seus patrocinadores, amigos e familiares.
Bia também está contente com o resultado. “Foi minha primeira prova do ano. Estou com uma boa preparação e acredito que vou ter um bom resultado nos Jogos Sul-Americanos, que acontecem em março e é meu principal desafio agora”, conta a vice-campeã.
RESULTADOS
Masculino:
1º) Marcus Fernandes(BRA), 1h38min48seg
2º) Edivânio Silva Monteiro (BRA), 1h40min38seg
3º) Flavio Queiroga (BRA), 1h41min03seg
4º) Fábio Carvalho(BRA), 1h41min31seg
5º) Frederico Monteiro(BRA), 1h41min54seg
Feminino:
1ª) Carla Moreno (BRA), 1h51min33seg
2ª) Beatriz Neres (BRA), 1h51min57seg
3ª) Luisa Baptista (BRA), 1h53min24seg
4ª) Carolina Furriela (BRA), 1h55min30seg
5ª) Vanessa Gianinni (BRA), 1h55min57seg
Mais informações no site www.internacionaldesantos.com.br



