Skip to main content
Bikers no percurso da prova em Araxá, que abre a CIMTB

Bikers no percurso da prova em Araxá, que abre a CIMTB

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação / Bruno Senna

Araxá, em Minas Gerais, recebe neste final de semana (21 a 23 de março), a abertura da 19ª edição da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, principal circuito de MTB da América Latina. Muitos atletas vão aproveitar a oportunidade para testar as pernas e se preparar para a disputa do Pan-Americano, que será uma semana depois, entre os dias 27 a 30 de março, em Barbacena, também em terras mineiras.

“O fato de o Pan-Americano ser na semana seguinte da CIMTB Levorin em Araxá está dando um movimento diferente à etapa, com a presença de mais atletas de países que normalmente já frequentam o evento. Ter provas importantes em datas próximas é uma tendência mundial para dar oportunidade aos atletas de viajar e ao mesmo tempo reduzir as despesas em busca de pontos no ranking mundial da UCI”, destaca Rogério Bernardes, organizador do circuito.

Largada da edição do ano passado em Araxá

Largada da edição do ano passado em Araxá

Em Araxá, os ciclistas da Super Elite e Elite Feminina competem no formato XCS Classe 1, ou seja, a prova terá três estágios em dias distintos: contra-relógio, short track (pista curta) e cross country. Os atletas das demais categorias competirão no tradicional XCO que tem treino no sábado e provas no domingo a partir das 8h. São esperados cerca de 1.300 ciclistas entre brasileiros e estrangeiros.

A etapa de abertura é válida pelos rankings estadual e brasileiro, contemplando a parceria entre a Federação Mineira e a Confederação Brasileira de Ciclismo, além de somar 120 pontos para os campeões da elite no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional).

Isabella Lacerda e Henrique Avancini venceram a edição 2013 da CIMTB

Isabella Lacerda e Henrique Avancini venceram a edição 2013 da CIMTB

A mineira Isabella Lacerda (LM/Shimano) e o fluminense Henrique Avancini (Caloi) são os atuais campeões da Copa Internacional Levorin de MTB, nas categorias elite feminina e superelite masculina, respectivamente. Isabella conquistou o título ao vencer duas das cinco etapas de 2013, somando 316 pontos, contra 275 de Raíza Goulão (Soul Riders) e dos 260 de Erika Gramiscelli (Funvic), a terceira colocada. Na superelite, Avancini somou 309 pontos e ficou à frente de Rubens Valeriano (Merida) e de Ricardo Pscheidt (Trek), com 260 e 203 pontos cada.

O palco da disputa será o Tauá Grande Hotel, inaugurado em 1944 pelo presidente Getúlio Vargas. O complexo do hotel, que tem cerca de 33.000 m² de área construída, no estilo das antigas construções coloniais, hospedará a equipe técnica do CIMTB Levorin e os principais atletas, além de abrigar as pistas das provas de Cross Country Olímpico (XCO e XCT) e Short Track (XCC) e a Feira Oficial do evento.

“A feira deste ano terá mais de 2.000 metros quadrados de área coberta para circulação de público e atletas. Estas áreas estão sendo ocupadas para que cada visitante desfrute ao máximo da infraestrutura local para acompanhar tudo que estiver acontecendo na feira. Haverá expositores que mostrarão aos apaixonados pelo ciclismo o que há de mais novo no mundo das bikes”, conta Rogério Bernardes.

Mais informações no site oficial