Foto de divulgação
A 2ª edição do Desafio dos Rochas será realizada nos dias 12 e 13 abril em Pomerode, Santa Catarina. Os organizadores contaram com o auxílio do Comissário Internacional de mountain bike e BMX, Felipe Cunha de Almeida, que já atuou em competições mundiais promovidas pela Red Bull, para elaboração do percurso.
As trilhas começaram a ser abertas no início de março. Os trabalhos são manuais e devem durar cerca de um mês. “Usamos técnicas de corte de novas trilhas e drenagens da Associação Internacional de Mountain Bike (IMBA), e as diretrizes do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), que visa à sustentabilidade das trilhas e o mínimo impacto ambiental”, diz o comissário.
O especialista ainda afirma que foi necessário fazer um levantamento altimétrico do percurso dosando as subidas, descidas e os trechos técnicos como pedras, raízes e curvas acentuadas. O cuidado é necessário para evitar um grande desgaste físico dos competidores. “Como atleta/entusiasta, tenho grande experiência. Já viajei para o exterior, vendo de perto como o esporte é feito na América do Norte e Europa. Este conhecimento me ajudou muito a entender para onde devemos ir e o processo necessário para nos equipararmos a esses países”, acrescenta.
Antes de iniciar os trabalhos técnicos, foi necessário fazer um reconhecimento da área a ser trabalhada. Os organizadores do Desafio dos Rochas realizaram um levantamento minucioso de cada localidade e um estudo do mapa topográfico da região para conectar todos os pontos chaves do percurso. “A ideia principal é mostrar aos bikers de todo Brasil, as belas paisagens e relevos que temos em Pomerode. Queremos tornar o evento a cada edição mais reconhecido pela busca do verdadeiro Mountain Bike e comparado aos níveis internacionais”, afirma o Organizador do Desafio, José Carlos Rocha.
Circuitos e programação
A 2ª edição do Desafio dos Rochas está dividida em três circuitos: o Pró com percurso de 100km todo por Pomerode e altimetria acumulada de 3 mil metros, o Sport com percurso de 50km e altimetria de 1,2 mil metros, e o Cicloturismo com percurso de 30km pela rota Enxaimel – passeio cultural.
Todo o circuito é dentro de Pomerode, repleto de trilhas fechadas e belas paisagens. Este ano, uma das novidades é a premiação. Os atletas serão premiados até o 5º Lugar em todas as categorias, que foram subdivididas para equiparar os atletas da melhor forma. O destaque fica com a inclusão da categoria especial para veteranos.
Já confirmaram presença no desafio, mais de 300 atletas, vindos do Distrito Federal, São Paulo, Sergipe, Paraná e Santa Catarina. As inscrições para a competição seguem abertas até o dia 31 de março.
Mais informações no site oficial



