Do Bikemagazine
Fotos: divulgação
Toda marca que está presente na prova mais famosa do ciclismo mundial aproveita a oportunidade e mostra no Tour de France o que vai chegar ao mercado em poucos meses. As italianas Pinarello e Colnago, a francesa Lapierre e as norte-americanas Specialized e Trek já apresentaram, ou deixaram escapar? – as máquinas que vão debutar no pelotão 2014.

A Tarmac de Michele Scarponi no Giro D’Itália
A Specialized apresenta seu novo modelo Tarmac (o novo nome agora é apenas Tarmac), que vai suceder os modelos SL4 com um novo conceito de quadro, com versões para usar freios a disco (ainda não homologados pela UCI). A nova bike, desenhada com a ajuda dos engenheiros da britânica McLaren, foi vista na clássica de primavera Liège-Bastogne-Liège e, depois, no Giro D’Itália, na Astana..
Cada um dos sete tamanhos do quadro (do 49cm ao 61cm) foi projetado individualmente de forma a garantir o máximo de conforto e desempenho em cada medida de quadro. Outra alteração visível está no novo jeito de fixar o canote, que agora é por meio de um parafuso embutido no top tube.
A Colnago revelou no mês de março o modelo C60, sucessor do C59. Feita na Itália, a nova Colnago C60 equipa o time Europcar e usa cachimbos nas junções dos tubos de carbono. A ênfase da Colnago foi na rigidez e durabilidade e o novo quadro é feito com tubos visivelmente mais grossos e o peso total é de pouco mais de 1 quilo.

A nova bike da equipe Sky
A bike que vai equipar o britânico Chris Froome (Team Sky) na luta pelo seu segundo título no Tour foi apresentada no final de maio e estreou na Criterium du Dauphine. A nova Pinarello Dogma F8 (F de Faster, mais rápida) é a oitava série desse famoso modelo e foi desenhada com o auxílio da Jaguar que procurou melhorar a aerodinâmica.
Segundo a Pinarello, a nova bike é 40% mais aerodinâmica, 120 gramas mais leve, 12% mais firme e 16% mais equilibrada. No visual, a nova Dogma ganhou novo garfo e stays traseiros, que ficaram bastante diferentes do consagrado desenho conhecido como “Onda”.

Lapierre da FDJ, equipe do brasileiro Murilo Fischer
A Lapierre aposta na aerodinâmica do Aircode para ajudar os ciclistas da equipe FDJ, e o sprintista do time Nacer Bouhanni, nas chegadas mais velozes. O modelo tem novos tubos projetados em túnel de vento, com destaque para o novo canote aero e para o tubo frontal, que está mais baixo e ganhou uma mesa semi-integrada.

Bike de Bob Jungels com o novo quadro Trek na Criterium du Dauphine
Na Criterium du Dauphine, já chamou a atenção a nova Trek de Bob Jungels. O ciclista da equipe Trek Factory Racing está usando um novo modelo de quadro, ainda sem nome oficial, mas que tem muita semelhança com os quadros da Madone 7 Series, incluindo o tubo de direção assimétrico e a caixa de centro BB90. A maior alteração, entretanto, é visível na montagem do freio traseiro, que agora é do tipo Direct Mount, ou seja, o pivô vai fixado diretamente no stay traseiro.
Além dessas marcas, outras deverão surpreender com lançamentos, não só de bikes, mas também de vestuário (capacetes, óculos, sapatilhas) além de componentes e acessórios diversos.



