Skip to main content
Nairo Quintana: trajetória de sucesso no ciclismo

Nairo Quintana: trajetória de sucesso no ciclismo

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Com a vitória no Giro D’Itália, o colombiano Nairo Quintana passa a liderar o ranking World Tour, à frente do espanhol Alberto Contador por apenas 37 pontos. A história de superação do pequeno grande escalador tem conquistado cada vez mais fãs.

Quintana, que nasceu no dia 4 de fevereiro de 1990 na cidade de Tunja, na Colômbia, veio ao mundo bastante doente e, em seus primeiros meses de vida, teve fortes febres e diarreias. Na época, foi diagnosticado com huichol haikul, ou “mal do defunto”, doença que, de acordo com a tradição local, afeta a alma. Mas o garoto reagiu e escapou.

Aos 12 anos ganhou uma bicicleta. Para ir à escola, o colombiano pedalava 16 quilômetros até Arcabuco, em meio às subidas e descidas da região montanhosa de Boyacá, a mais de 3 mil metros de altitude.

No caminho para a escola, geralmente encontrava ciclistas profissionais da região treinando. Por um capricho do destino, chamou a atenção do treinador Vicente Belda, que viu o seu potencial. Foi por causa de Belda que Quintana conseguiu um lugar no ciclismo profissional. Seu primeiro contrato foi com a equipe Boyacá Es Para Vivirla, patrocinada pela Secretaria do Turismo local.

Algum tempo depois já estava na Europa e, em 2010, conquistou seu primeiro título, no Tour de L’Avenir, depois de impressionar nas montanhas. Dois anos depois conseguiu ser contratado pela Movistar, uma das grandes equipes do ciclismo profissional. Quintana estava na 1ª divisão do esporte e soube aproveitar a oportunidade.

Chamou cada vez mais atenção até que, no ano passado, foi o campeão de montanha, o melhor ciclista jovem e o 2º colocado no Tour de France, depois de deixar nada mais, nada menos que o vencedor Chris Froome para trás na subida da 20ª etapa.

Nesta temporada, Quintana começou o ano com a vitória no Tour de San Luis, na Argentina. Na vida pessoal, tornou-se pai, aos 24 anos. No pódio do Giro D’Itália, inclusive, fez questão de mostrar ao mundo sua filhinha, Mariana, que nasceu logo depois da conquista em San Luis.

Neste ano, Nairo Quintana não vai ao Tour de France, conforme acertado com a Movistar. Mas, para 2015, seu nome é praticamente certo. “Meu sonho é ganhar um Tour de France. Temos uma equipe forte e vamos melhorar ainda mais”, disse o colombiano nas entrevistas pós-Giro. Ainda tocado pelas emoções da conquista italiana, Quintana afirmou: “Foi uma loucura ver tantas bandeiras colombianas, pode-se até dizer que ofuscamos as dos outros países”.

Seu próximo grande compromisso é a Volta a Espanha. “Agora eu só preciso descansar um pouco”, declarou.

Veja vídeo
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=F4c2hSTXit4″ width=”560″ height=”315″]