Skip to main content
Na célebre foto da famigerada 11ª etapa do Tour de France de 2012

Na célebre foto da famigerada 11ª etapa do Tour de France de 2012

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Foto de divulgação

No minuto seguinte ao final do Giro D’Itália, começaram as especulações sobre o Tour de France. Enquanto Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) treina duro, conforme suas postagens nas redes sociais, na terra da rainha as chances de sir Bradley Wiggins (Sky) ser escalado para a mais prestigiada das provas do ciclismo mundial estão cada vez mais remotas.

Bradley Wiggins venceu o Tour de France em 2012, tornando-se o 1º britânico a levar a cobiçada camisa amarela para casa. No ano seguinte, foi a vez de Chris Froome, que já havia mostrado todo seu potencial como gregário de Wiggins. Ainda está fresca na lembrança a famigerada 11ª etapa do Tour de France de 2012, quando Froome atacou, deixou Wiggins para trás e deu seu ultimato para a Sky: ou vai ou racha.

capaÉ notório que os dois não se dão. Na biografia de Froome, chamada “The Climb”, que será lançada nesta quinta-feira (5 de junho), Wiggins não é poupado, conforme antecipou a imprensa britânica, que adora uma intriga e escolheu a dedo trechos do livro para as reportagens pré-lançamento.

Além dos embates na estrada, Froome, inclusive, teria ficado chateado com o “rival” em outros momentos, como quando não foi convidado para o baile de gala promovido por Wiggins para festejar sua vitória na França e, ainda, na demora em receber sua parte do dinheiro referente ao Tour de France. Afinal, Wiggins só ganhou porque Froome ajudou. Ou não?

Froome parece ter escolhido a dedo a data de lançamento de seu livro. Talvez tenha feito isso para calar aqueles que insistem em dizer que o tempo apaga as mágoas.

Enquanto Wiggins, que até que tem feito uma boa temporada depois de um desastroso 2013, já declarou que gostaria muito de voltar a disputar o Tour de France, mesmo que para trabalhar pelo “rival”, Froome tem dado entrevistas nas quais reforça que a escalação de Wiggins é “incerta” – palavra usada em reportagem para a BBC. “Tudo se resume ao que é melhor para a equipe”, disse.

Wiggins, campeão do Tour da Califórnia 2014

Wiggins, campeão do Tour da Califórnia 2014

Dave Brailsford, o manager da Sky, anunciou nesta semana quem vai disputar a Criterium du Dauphiné e o Tour da Suíça. Sua escolha é reveladora, ainda mais que as duas provas por etapas são os importantes eventos pré-Tour de France. Na Dauphiné, que começa neste domingo (8 de junho), Chris Froome lidera, com Richie Porte de gregário. Já Wiggins vai para o Tour da Suíça, que começa dia 14.

Na Dauphiné, alguns dos favoritos ao Tour de France já estão confirmados, como o próprio Contador, além de Vincenzo Nibali (Astana), que abdicou de defender seu título no Giro D’Itália para poder se preparar. Já no Tour da Suíça…

Por essas e outras, a imprensa australiana tem insistido na ideia de que Wiggins, caso venha a trocar de equipe na temporada que vem, é um nome forte para a Orica-GreenEdge, que tem um projeto interessante  e conta hoje com alguns nomes da nova geração que prometem ganhar as estradas.

E tem ainda Fernando Alonso correndo por fora, que já andou sondando o sir.